Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO - PPGTUR (16.54)
Código: PPGT0009
Nome: TURISMO E DESENVOLVIMENTO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Abordagens conceituais sobre Turismo e desenvolvimento. As Teorias do desenvolvimento e o fenômeno turístico. Estado, Políticas Públicas e Turismo. Turismo e segregação socioespacial. O Turismo e as economias sociais e solidárias. Turismo e desenvolvimento sustentável. Temas centrais e cenários futuros para o turismo global.
Referências: Bibliografia Básica ALIÓ, Maria Àngels y AZEVEDO, Francisco Fransualdo de. La economía social y solidaria en la transición ambiental. REVISTA MERCATOR. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, set/dez 2015, v. 14, n. 3, p. 89-108. http://www.mercator.ufc.br/mercator BRAVO, Lucía Loor. Otro turismo es posible: la economía social y solidaria turismo comunitario en Agua Blanca. Ecuador: II Congreso Virtual Internacional sobre Economía Social y Desarrollo Local Sostenible. 2019. Bresser-Pereira, L. (2005). Do ISEB e da CEPAL à Teoria da Dependência. In 50 Anos do ISEB. São Paulo: UNESP. Britton, S. (1982). The Political Economy of Tourism in the Third World. Annals of Tourism Research, 9(3), 331–358. Butler, R. (1980). The Concept of a Tourist Area Cycle of Evolution and Implications for Management of Resources. The Canadian Geographer, 24(1), 5–12. Cowen, M., & Shenton, R. (2005). Doctrines of Development. London; New York: Routledge. Escobar, A. (1995). Encountering Development: the making and unmaking of the third world. Princeton: Princeton University Press.(Fazito, 2015; Fazito, Rodrigues, & Nascimento, 2017) Escobar, A. (2005). Imagining a Post-development Era. In M. Edelman & A. Haugerud (Eds.), The Anthropology of Development and Globalization: from classical political economy to contemporary neoliberalism (pp. 341–351). Malden: Blackwell. Gibson-Graham, J. (2005). Surplus Communities: postdevelopment and community economies. Singapore Journal of Tropical Geography, 26(1), 4–26. Mebratu, D. (1998). Sustainability and Sustainable Development: historical and conceptual review. Environment Impact Assessment Review, 18(6), 493–520. MEDEIROS, Viviane Costa Fonseca de Almeida. Turismo e economia solidária: experiências comunitárias e processo de desenvolvimento na perspectiva do eu coletivo nas praias de batoque e canto verde – CEARÁ - BRASIL. Tese de Doutorado em Turismo - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2019. Santos, Aline Mendonça. O movimento da economia solidária no Brasil e os dilemas da organização popular. Tese de Doutorado em Serviço Social. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2010. SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002. Rostow, W. (1960). The Stages of Economic Growth: a non-comunist manifesto. Cambridge: Cambridge University Press. Santos, M. (2011) Por Uma Outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record. Sen, A. (1999). Development as Freedom. Oxford: Oxford University Press. Bibliografia Complementar Castells, M. (2003a). Global Information Capitalism. In A. G. McGrew & D. Held (Eds.), The Global Transformations Reader: An Introduction to the Globalization Debate (pp. 311–334). Cambridge: Polity Press. Castells, M. (2003b). The Rise of the Fourth World. In A. G. McGrew & D. Held (Eds.), The Global Transformations Reader: An Introduction to the Globalization Debate (pp. 430–439). Cambridge: Polity Press. Escobar, A. (2005). Imagining a Post-development Era. In M. Edelman & A. Haugerud (Eds.), The Anthropology of Development and Globalization: from classical political economy to contemporary neoliberalism (pp. 341–351). Malden: Blackwell. Freire, P. (1970). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Freire, P. (1973). Education for Critical Cousciousness. London: Sheed and Ward. Harvey, D. (1989). The Condition of Postmodernity. Cambridge: Blackwell. Harvey, D. (2005). A Brief History of Neoliberalism (New Ed). Oxford: Oxford University Press. Milne, S., & Ateljevic, I. (2001). Tourism, Economic Development and the Global-Local Nexus: theory embracing complexity. Tourism Geographies, 3(4), 369–393. Moffatt, I. (1996). Sustainable Development: Principles, Analysis, and Policies. New York: Parthenon Pub. Group. Mowforth, M., & Munt, I. (2009). Tourism and sustainability development and new tourism in the third world. London [u.a.: Routledge. Peck, J. (2004). Geography and public policy: constructions of neoliberalism. Progress in Human Geography, 28(3), 392–405. https://doi.org/10.1191/0309132504ph492pr Reid, D. (1995). Sustainable development: an introductory guide. London: Earthscan.

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