Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA, PROJETO E MEIO AMBIENTE (14.75)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM ARQUITETURA, PROJETO E MEIO AMBIENTE/PPAPMA - NATAL
Código: MPA5025
Nome: AVALIAÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Ementa AVALIAÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO Apresentação dos principais métodos/técnicas para avaliação do ambiente construído como modo de propiciar a realimentação do ciclo projetual: Avaliação Pós-Ocupação (APO) Avaliação Pré-Projeto (APP), Avaliação Social do Ambiente Construído (ASAC). Valorização da abordagem multimétodos / triangulação metodológica. Subsídio ao trabalho de campo, tendo como meta a integração com as propostas dos estudantes visando a elaboração de intervenção coerentes com a realidade analisada. Créditos: 2.0 Carga Horária: 30 Obrigatória: Sim Área(s) de Concentração: Projeto, Morfologia e Conforto no Ambiente Construído
Referências: Bibliografia BAIARD, G. et al. Building evaluation techniques. New York: Mc Graw Hill, 1996. BECHTEL, R.B. Environment & Behavior: an introduction. Thousand Paks, CA, USA: Sage Publications, 1997. BECHTEL, R.B.; MARANS, R.; MICHELSON, W. Methods in environmental and behavioral research. New York: Van Nostrand Reinhold CompaNew York, 1987. COHEN, E. Avaliação de Projetos Sociais. Petrópolis: Vozes, 1993. HAYES, B.E. Cómo medir la satisfacción del cliente:desarrollo y utilización de cuestionarios. Barcelona, España: Gestion 2000, 1995. GUNTHER, H. & PINHEIRO, J.Q. (Orgs.) Métodos e técnicas em Psicologia Ambiental. Florianópolis: casa do Psicólogo, 2008. LODI, J.B. A entrevista: teoria e prática. SP: Pioneira, 1999. MARANS, R.W. & SPRECHELMEYER. Evaluating built environments: a behavioral approach. AnnArbor, Michigan: The University of Michigan/Institute for Social Research and the College of Architecture and Urban Planning, 1987. ORNSTEIN, S.W.; ROMÉRO, M. (colab.). Avaliação Pós-Ocupação do Ambiente Construído. SP: Studio Nobel, EDUSP, 1992. ORNSTEIN, S.; BRUNA, G; ROMERO, M. Ambiente Construído e Comportamento: a avaliação pós- ocupação e a qualidade ambiental. São Paulo: Studio Nobel / FAU-USP/ FUPAM, 1995. PREISER, W.; RABINOWITZ, H.; WHITE, E. Post-Occupancy Evaluation. NY: Van Nostrand Reinhold, 1988. PREISER, W.F. (org) Building Evaluation. NY: Van Nostrand Reinhold, 1990. PREISER,W.F.; VISCHER, J.C.; WHITE, E.T. (Org.) Design Intervention. Toward a more human architecture. NY: Van Nostrand Reinhold, 1991. REAVES, C.C. Quantitative research for the behavioral sciences. New York: John Wiley & Sons, 1992. ROMÉRO, M. & ORNSTEIN, S.W. (Eds. e Coord.) Avaliação Pós-/ocupação: métodos e técnicas aplicados à habitação social. Porto Alegre: ANTAC, 2003. SANOFF, H. Integrating Programming, Evaluation and Participation in Desing. Vermont: Avebury, 1992. SANOFF, H. Visual Research Methods in Design. New York: Van Nostrand Reinhold, 1991. SOMMER, B.B. & SOMMER, R. A practical guide to behavioral research: tools and techniques. New York: Oxford University Press, 1997. Anais de congressos nacionais e internacionais na área. Periódicos, especialmente os disponíveis no portal de revistas da CAPES (www.periodicos.capes.gov.br). Teses e dissertações na área.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.13.5