Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA, PROJETO E MEIO AMBIENTE (14.75)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM ARQUITETURA, PROJETO E MEIO AMBIENTE/PPAPMA - NATAL
Código: MPA5021
Nome: METODOLOGIA DA PESQUISA TÉCNICA E CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Ementa METODOLOGIA DA PESQUISA TÉCNICA E CIENTÍFICA Requisitos essenciais à elaboração de um trabalho de mestrado profissional. Orientação à preparação do Plano de trabalho do mestrando: tema, objeto de estudo, justificativas, objetivos, quadro de referência, métodos de pesquisa e de projetação. Créditos: 1.0 Carga Horária: 15 Obrigatória: Sim Área(s) de Concentração: Projeto, Morfologia e Conforto no Ambiente Construído
Referências: Bibliografia AZEVEDO, I.B. O prazer da produção científica. Piracicaba: UNIMEP, 1993. BARROS, A J. P. & LEHFELD, N. A S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 1988. BASTOS, l. ET AL. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 1995. CERVO, A L. & BERVIAN, P. A Metodologia Científica. São Paulo: Makron Books, 1996. GALLIANO, G. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1989. GIL, A C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1993. MARCONI, M.A & LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1986. MARTINS, G. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 1994. MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 1993. IDE, P. A arte de pensar. São Paulo: Martins Fontes, 1995. QUEIROZ, M. I. P. O pesquisador, o problema de pesquisa e a escolha de técnicas: algumas reflexões. São Paulo: USP/Cadernos CERU, 1993. REY, L. Planejar e redigir trabalhos científicos. São Paulo: Edgard Blucher, 1993. RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989. SEVERINO, A J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1992. SIMSON, O. R. M. (Org.) Os desafios contemporâneos da história oral. Campinas: UNICAMP, 1996. VIVEIRA, S. Como escrever uma tese. São Paulo: Pioneira, 1994.

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