Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM (13.23)
Código: PGEL011
Nome: ESTUDOS DE LETRAMENTO
Carga Horária Teórica: 75 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 75 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A partir dos novos estudos de letramento (New Studies of Literacy), discussão do conceito de letramento como uma prática social complexa e múltipla; Suas implicações teórico-metodológicas para o ensino-aprendizagem da leitura/escrita e para o letramento do professor de línguas; Articulações entre letramento, identidade, cultura; Letramento e gênero discursivo
Referências: BARTON, David. Preface: literacy events and literacy practices. In: Mary Hamilton, David Barton and Roz Ivanic (orgs.) Worlds of Literacy. Clevedon: Multilingual Matters Ltd, 1993. BARTON, D. & IVANIC, R. Writing in the community. Written communication annual, London: Sage, 1991. BARTON, David, HAMILTON Mary & IVANIC, Roz. Situated Literacies. London: Routledge, 2000. BAYNHAM, Mike. Literacy practices: investigating literacy in social contexts. London: Longman, 1995. CHOULIARAKI, Lilie and FAIRCLOUGH, Norman. Discourse in Late Modernity: Rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburg: Edinburg University Press, 1999. COPE Bill and KALANTZIS Mary. Multiliteracies: literacy Learning and the design of social futures. London, Routledge, 2005. COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. HAMILTON, Mary. Expanding The New Literacy Studies: Using Photographs to explore literacy as social practice. In: BARTON, David, HAMILTON Mary & IV ANIC, Roz. (orgs.) Situated Literacies. London: Routledge, 2000, pp. 16-33. KLEIMAN, Angela B. Os Significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. ________ O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: ARTMED, 2000. ________ Processos identitários na formação profissional: o professor como agente de letramento. In: CORRÊA, M. L. G.; BOCH, F. (orgs.). Ensino de língua: representação e letramento. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2006. (Coleção Idéias sobre linguagem). LOPES, José de Sousa Miguel. Cultura acústica e letramento em Moçambique: em busca de fundamentos antropológicos para uma educação intercultural. São Paulo: EDUC, 2004. McLAREN, Peter L. Culture or Canon? Critical Pedagogy and the Political of Literacy. Havard Educational Review, 58(2): 213-234, 1988. MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e Letramento. São Paulo: Ed. UNESP, 2004. OLIVEIRA, Maria do Socorro; KLEIMAN, Angela Bustos (org.) Letramento múltiplos: agentes, práticas, representações. Natal/RN: EDUFRN, 2008. STREET, Brian. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984. ________. Introduction: The New Literacy Studies. In: Brian Street (ed.) Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1993, pp. 1-19. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

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