Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM (13.23)
Código: PGEL018
Nome: LINGUÍSTICAS SOCIOCOGNITIVAS E INTERACIONAIS E ESTUDO DO TEXTO
Carga Horária Teórica: 75 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 75 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo dos fundamentos epistemológicos da Linguística Textual e da Análise da conversação com foco nos modelos/abordagens de estudo/análise de textos
Referências: ADAM, Jean-Michel. A Linguística Textual: introdução à análise textual dos discursos. São Paulo: Cortez, 2008. BLÜHDORN, Hardaric e ANDRADE, Maria Lúcia da C. V. De Oliveira. Tendências recentes da Linguística Textual na Alemanha e no Brasil. Filologia e Linguística Portuguesa n. 7, 2005, p. 13-48. BENTES, Ana Christina; LEITE, Marli Quadros (Org.). Linguística de texto e Análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010. BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos. São Paulo: EDUC, 1999. CASTILHO, Ataliba T. de. A língua falada no ensino do português. São Paulo: Contexto. 1998. CASTILHO, Ataliba Teixeira de; MORAIS, Maria Aparecida Torres; LOPES, Ruth E. Vasconcelos e CYRINO, Sônia Maria Lazzarini (Orgs.). Descrição, História e Aquisição do Português Brasileiro. São Paulo: Fapesp, Campinas: Pontes Editores, 2007. CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Referenciação: sobre coisas ditas e não ditas. Fortaleza: Edições UFC, 2011. CAVALCANTE, Mônica Magalhães; LIMA, Silvana Maria Calixto de (orgs.). Referenciação: teoria e prática. São Paulo: Cortez, 2012. COUTINHO, Maria Antónia. Texto(s) e competência textual. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. GIL, Beatriz D.; CARDOSO, Elis de A.; CONDÉ, Valéria Gil (orgs.). Modelos de análise linguística. São Paulo: Contexto, 2009. HAVE, Paul Ten. Doing conversation analysis: a practical guide. Los Angeles: Sage, 2007. JUBRAN, Clélia C. A. Spinardi. e KOCH, Ingedore G. Vilaça (orgs.) Gramática do português falado culto falado no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2006. JUBRAN, Clélia C. A. Spinardi. Uma gramática textual de orientação interacional. In: KOCH, Ingedore G. Vilaça. Introdução à Linguística Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004. KOCH, Ingedore G. Vilaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2005. MARCUSCHI, Luiz A. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 1986. ______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. PINHEIRO, Clemilton Lopes. Estratégis textuais-interativas: a articulação tópica. Maceió: Edufal, 2005. SIDNELL, Jack; STIVERS, Tanya. The handbook of conversation analysis. U.S.A: Blackwell Publishing, 2013.  

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