Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM (13.23)
Código: PGEL016
Nome: LINGUAGEM E COGNIÇÃO
Carga Horária Teórica: 75 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 75 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Relação entre linguagem, cognição e corporalidade. Categorização. A interação corpo, cérebro e mente. Construções linguísticas e cognição de eventos. Gramática de Construções
Referências: CHOMSKY, N. O conhecimento da língua. Sua natureza, origem e uso. Lisboa: Caminho. Coleção universitária - Série Lingüística, 1994. _____. Language and problems of knowledge: the Managua lectures. Cambridge: The MIT Press, 1988. _____. Reflexões sobre a linguagem. São Paulo: Cultrix, 1980. CROFT, W. Radical Construction Grammar: Syntactic Theory in Typological Perspective. Oxford: Oxford University Press, 2001. CROFT, W. & D. Alan Cruse. Cognitive Linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2004 FAUCONNIER, G. Mental spaces. Aspects of meaning construction in natural language. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. FAUCONNIER, G. & TURNER, M. Conceptual Integration and Formal Expression. In JOHNSON, M. (ed.), Journal of Metaphor and Symbolic Activity, volume 10, number 3, 1995. FILLMORE. C., Kay, P. & O’Connor, M.C. Regularity and Idiomaticity in Grammatical Constructions: the case of ‘let alone’. Language 63(3).1988. p. 501-38. FRANCHI, C. Linguagem: atividade constitutiva. Cadernos de estudos lingüísticos. Campinas, IEL, n. 22, p. 9-39, 1992. GOLDBERG. A. Constructions: A Construction Grammar Approach to Argument Structure. Chicago: Chicago University Press. 1995.GOLDBERG, A. Constructions at Work: The Nature of Generalization. In Language. Oxford University Press, 2006 LAKOFF, G. & JOHNSON, M. Metaphors we live by. The University of Chicago, Chicago, 1980 LAKOFF, G. Women, Fire and Dangerous things. Chicago: The University of Chicago Press, 1987. LANGACKER, R. Foundations to Cognitive Grammar. v.1. California: Stanford University Press, 1987. MARCUSCHI, L. A. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. NESSIER, U. Cognition and reality: principles and implications of cognitive psychology. WH Freeman, 1976 SILVA, A. S. da; TORRES, A. e GONÇALVES, M.. Linguagem, cultura e cognição: estudos de linguística cognitiva. Coimbra: Almedina, 2004.  

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.13.8