Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 24 de Agosto de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM (13.23)
Código: PGEL014
Nome: TÓPICOS DE METODOLOGIA DA PESQUISA EM LINGUÍSTICA APLICADA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina tem por objetivo abordar as principais questões metodológicas na Linguística Aplicada visando contribuir para a construção e fundamentação do quadro metodológico da Tese/Dissertação, explorando os pressupostos epistemológicos, ontológicos e metodológicos do paradigma qualitativo em suas diferentes vertentes, focalizando diferentes tipos de metodologias tais como pesquisa-ação, etnografia crítica, pesquisa interpretativista e as técnicas de pesquisa, como entrevistas, questionários, diários, gravação em áudio e vídeo
Referências: ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith e GEWANDSZNAJDER, Fernando. (1998). O Método nas Ciências Naturais e Sociais. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. São Paulo: Editora Pioneira. BAKHTIN, M. Metodologia das Ciências Humanas. In M.Bakhtin. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003 COULON, Alain. (1995). Etnometodologia. Rio de Janeiro: Vozes. DEMO, Pedro. (2000). Metodologia do Conhecimento Científico. São Paulo: Editora Atlas. DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna e colaboradores. (2006). O Planejamento da Pesquisa Qualitativa – teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed. Trad. Sandra Regina Netz. FREITAS, Maria Teresa; JOBIN E SOUSA, Solange e KRAMER, Sônia. (2003). Ciências Humanas e Pesquisa – leitura de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez Editora. GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In C. Ginzburg. Mitos, Emblemas e Sinais. S. Paulo. Companhia das Letras. 1989. GONSALVES, Elisa Pereira. (2004). Da Ciência e de Outros Saberes – trilhas da Investigação Científica na Pós-Modernidade. Campinas/SP: Editora Alínea. LAVILLE, C. e DIONNE, J. A construção do saber. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. MARTINS, Gilberto de Andrade. (2006). Estudo de Caso – uma estratégia de Pesquisa. São Paulo: Atlas. MOITA LOPES, L.P. da Contemporaneidade e construção do conhecimento na área de estudos linguisticos. Scripta. v.7. n. 14. Belo Horizonte, 2004. RICHARDSON, Roberto Jarry. (1999). Pesquisa Social – Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas. 3ª Ed. SANTOS, Boaventura de Sousa. (2008) Um discurso sobre as Ciências. São Paulo: Cortez Editora. 5ª Ed. SIGNORINI, I. e CAVALCANTI, M. C. Linguistica Aplicada e Transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998. THIOLLENT, Michel. (2000). Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez.

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