Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM (13.23)
Código: PGEL008
Nome: LITERATURA COMPARADA E ENSINO DE LITERATURA
Carga Horária Teórica: 75 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 75 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Abordagem da linguagem literária por meio da análise do seu diálogo com outros campos de conhecimento, com o objetivo de integrar o estudo do texto literário e dos contextos no âmbito do sistema escolar, a partir das contribuições da Literatura Comparada e das Teorias Críticas ao ensino de literatura
Referências: ADORNO, T. W. Educação e emancipação. 4a ed. Trad. Wolfgang Leo Maar São Paulo: Paz e Terra S/A, 2006. ADORNO, Theodor W. Notas de Literatura I. Trad. e apresentação Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003. BARTUCCI, Giovanna. Psicanálise, literatura e estéticas de subjetivação. São Paulo: Imago, 2001. BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini [et al.]. São Paulo: Editora da UNESP; Hucitec, 1988. _____. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BASSNET, Susan. Comparative Literature. An Introduction, Oxford, Blackwell, 1992. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. Obras escolhidas, v. 1. _____. Obras escolhidas II. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 2000. BERNARDES, José Augusto Cardoso. Como abordar a literatura no Ensino Secundário. Outros Caminhos, Porto: Areal, 2005 BREDELLA, Lothar. Introdução à didáctica da literatura, Lisboa: Dom Quixote, 1989. CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: _____. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 235-263. . Na sala de aula: caderno de análise literária. São Paulo: Ática, 1985. CARDOSO, João Nuno Corrêa (Coord.).. Colóquio de Didáctica: Língua e literatura. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2010. CARVALHAL, Tânia Franco & COUTINHO, Eduardo F. (org). Literatura Comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. CARVALHAL, Tânia Franco. O próprio e o alheio. Porto Alegre: Editora da UFRGS, s/d. _____. Literatura Comparada: a estratégia interdisciplinar. Revista Brasileira de Literatura Comparada. Niterói: Abralic, n.1, p.9-21, 1991. CEREJA, William Roberto. Ensino de literatura - uma proposta dialógica para trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2006. COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Trad. Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009. COSTA LIMA, Luiz (org.). Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. _____. Literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. DIONÍSIO, Maria de Lourdes e CASTRO, Rui Vieira de (Orgs.). O Português nas escolas. Ensaios sobre a língua e a literatura no ensino secundário, Coimbra: Almedina, 2005. EAGLETON, Terry. Marxismo e crítica literária. São Paulo: UNESP, 2011. ECO, Umberto. Interpretação e superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1993. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Lisboa: Porto; Petrópolis: Vozes, 1972. _____. Linguagem e literatura. In: MACHADO, Roberto. Foucault, a filosofia e a literatura GARCIA RIVERA, Gloria. Didáctica de la literatura para la ensenanza primaria y secundaria. Madrid: Akal, 1995. GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Ática, 1997. GUILLÉN, Claudio. Entre lo Uno y lo Diverso. Introducción a la Literatura Comparada, Barcelona, ed. Crítica, 1985.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao v4.15.8