Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM (13.23)
Código: PGEL007
Nome: A IMAGEM E O POÉTICO
Carga Horária Teórica: 75 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 75 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Esta disciplina propõe-se a disseminar e debater o regime das imagens, seu lugar, papel funções ou disfunções nas produções das linguagens visuais, cênicas e verbais, a partir da instauração das poiésis que potencializam a pulsão visual e os atos de imaginar na perspectiva da literatura e das artes, mas também em sua inscrição cultural, e mesmo na ressignificação de lógicas sociais constituídas como espetáculo, na construção de realidades e paisagens, enquanto representação. Visa também a problematizar os jogos da visibilidade e o que há de irrepresentável nesta, de singular, inédito e insólito apreendido pela imaginação criadora e a invenção artística.
Referências: BARTHES, Roland. A câmara clara. Tradução de Manuela Torres. Lisboa: Edições 70, 1980. BAUDRILLARD, Jean. A arte da desaparição. Tradução de Anamaria Skiner. Organização de Katia Maciel. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/N-Imagem, 1997. DELEUZE, Gilles. Imagem-tempo. Tradução de Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 20005.(Cinema 2). DIDI-HUBERMAN. O que vemos o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998. FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. 2ª. Edição. Tradução de Inês Autran Dourado Barbosa. Organização Manoel Barros da Motta. 2ª. Edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006 (Ditos e escritos II). IMAGEM MÁQUINA: A ERA DAS TECNOLOGIAS DO VIRTUAL. Organização de André Parente. Tradução de André Luiz et al. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. NARRATIVAS VERBAIS E VISUAIS: leituras refletidas. Organização de Juracy Assmann Saraiva. São Leopoldo; RS: Unisinos, 2003. NARRATIVAS VERBAIS E VISUAIS: LEITURAS REFLETIDAS. Organização de Juracy Assmann Saraiva. São Leopoldo;RS: Unisinos, 2003. O IMAGINÁRIO POÉTICO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. Organização de José de Souza Martins, Cornélia Eckert e Sylvia Caiuby Novaes. Bauru; SP: EDUSC, 2005. RANCIÈRE, Jacques. El espectador emancipado. Traducción de Ariel Dilon. España: Ellago Ediciones, 2000.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao v4.15.8