Ementa/Descrição: |
Esta disciplina propõe-se a disseminar e debater o regime das imagens, seu lugar, papel funções ou disfunções nas produções das linguagens visuais, cênicas e verbais, a partir da instauração das poiésis que potencializam a pulsão visual e os atos de imaginar na perspectiva da literatura e das artes, mas também em sua inscrição cultural, e mesmo na ressignificação de lógicas sociais constituídas como espetáculo, na construção de realidades e paisagens, enquanto representação. Visa também a problematizar os jogos da visibilidade e o que há de irrepresentável nesta, de singular, inédito e insólito apreendido pela imaginação criadora e a invenção artística. |
Referências: |
BARTHES, Roland. A câmara clara. Tradução de Manuela Torres. Lisboa: Edições 70, 1980.
BAUDRILLARD, Jean. A arte da desaparição. Tradução de Anamaria Skiner. Organização de Katia Maciel. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/N-Imagem, 1997.
DELEUZE, Gilles. Imagem-tempo. Tradução de Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 20005.(Cinema 2).
DIDI-HUBERMAN. O que vemos o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998.
FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. 2ª. Edição. Tradução de Inês Autran Dourado Barbosa. Organização Manoel Barros da Motta. 2ª. Edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006 (Ditos e escritos II).
IMAGEM MÁQUINA: A ERA DAS TECNOLOGIAS DO VIRTUAL. Organização de André Parente. Tradução de André Luiz et al. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
NARRATIVAS VERBAIS E VISUAIS: leituras refletidas. Organização de Juracy Assmann Saraiva. São Leopoldo; RS: Unisinos, 2003.
NARRATIVAS VERBAIS E VISUAIS: LEITURAS REFLETIDAS. Organização de Juracy Assmann Saraiva. São Leopoldo;RS: Unisinos, 2003.
O IMAGINÁRIO POÉTICO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. Organização de José de Souza Martins, Cornélia Eckert e Sylvia Caiuby Novaes. Bauru; SP: EDUSC, 2005.
RANCIÈRE, Jacques. El espectador emancipado. Traducción de Ariel Dilon. España: Ellago Ediciones, 2000.
|