Referências: |
ADORNO, Theodor. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003. (Coleção Espírito Crítico).
______. Engagement. In: Notas de literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1991.
AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2001.
BAKHTIN, Mikhail. Epos e romance (sobre a metodologia do estudo do romance). In: Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernadini et al. 6. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CANDIDO, Antonio. Crítica e sociologia. In: Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000.
FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Revista USP. n. 53, 2002.
JIMÉNEZ, José. Complejidad de lo moderno. In: La vida como azar. Barcelona: Destinolibro, 1994.
LUKÁCS, Gyorgy. Narrar ou descrever? In: Marxismo e teoria da literatura. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
______. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.
REIS, Carlos & LOPES, Ana Cristina M. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988. (Série Fundamentos, 29)
ROSENFELD, Anatol. Reflexões sobre o romance moderno. In: Texto/Contexto I. São Paulo: Perspectiva, 1996.
SILVA, Vitor Manuel de Aguiar. O romance: História e sistema de um gênero literário. In: Teoria da Literatura. Coimbra: Livraria Almedina, 1997.
WATT, Ian. O realismo e a forma romance. O público leitor e o surgimento do romance. In: A ascensão do romance: estudos sobre Defoe, Richardson e Fielding. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
|