Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (14.25)
Curso: MESTRADO EM ARQUITETURA E URBANISMO/PPGAU/CT - NATAL
Código: PPGAU0043
Nome: SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO II
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 20
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Aprofundamento do PLANO DE TRABALHO desenvolvido ao longo do Seminário de Dissertação, com desenvolvimento de um elemento que caracterize a proposta, selecionado em comum acordo com o orientador, em função da natureza e tema da pesquisa (abordagem metodológica, quadro teórico-conceitual, estrutura analítica, entre outros). Desenvolvimento por meio de aulas expositivas, palestra e seminários com participação dos orientadores (também envolvidos nas atividades individuais). Produto do semestre: plano de trabalho completo, sumário comentado da dissertação e desenvolvimento de um capítulo a escolher (a depender das especificidades do tema trabalhado).
Referências: INDICAÇÕES VARIÁVEIS EM FUNÇÃO DO INTERESSE DO GRUPO. BARROS, A J. P.; LEHFELD, N. A S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 1988. BAUER, M.W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. CALDEIRA, T. P. Memória e relato: a escuta do outro. Revista do Arquivo Municipal. São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico, 1991. CERVO, A L.; BERVIAN, P. A Metodologia Científica. São Paulo: Makron Books, 1996. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1995. CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006. DIEHL, A. A.; TATIM, D.C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas – métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004. DUARTE, J.; BARROS, A. (Orgs.) Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. FLICK, U. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009. HAGUETTE, T. M. F. Metodologia qualitativa na sociologia. Rio de Janeiro: Vozes, 1992. JACOBINI, M.L.P. Metodologia do trabalho acadêmico. Campinas: Alínea, 2004. JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992. JOCABINI, M. L. P. Metodologia do trabalho acadêmico. São Paulo: Alínea, 2010. KAUFMANN, J. -C. L'entretien comprehensif. Paris: Nathan. 1996. KHOURY, Y. A. Uma nova perspectiva de história social. São Paulo: PUC, 1993. LAKATOS, E. M.; MARCONI. M. A. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999. LENZI, L. H. C.; DA TOS, S. Z.; SOUZA, A. M. A.; GONÇALVES, M. M. (Orgs). Imagem: intervenção e pesquisa. Florianópolis: EdUFSC, 2006. MACHADO, A. R.; LOSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2001. MARTINS, G. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 1994. MINAYO, M. C. S.. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes. 1994. MUCCHIELLI. Alex. Les méthodes qualitatives. 2.ed. Paris: Puf, 1994. PIRES, I. J. B. A estatística à luz do cotidiano. Fortaleza: UNIFOR, 2000. REY, L. Planejar e redigir trabalhos científicos. São Paulo: Edgard Blucher, 1993. SANTAELLA, L. Comunicação e pesquisa. São José do Rio Preto, SP: Bluecom, 2010. SILVA, E.; TAFNER, E. P.; FISCHER, J.; TAFNER, M. A. Metodologia do trabalho acadêmico. Curtiiba: Juruá, 2010. SIMSON, O, R, M, von. (Org). Os desafios contemporâneos da história oral. Campinas: UNICAMP, 1996. SINGLY, F.. L'Enquete et ses methodes: le questionnaire. Paris: Nathan, 1992.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.15.8