Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM (13.23)
Código: PGEL003
Nome: TEORIAS LINGUÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS
Carga Horária Teórica: 90 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 90 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Apresentação e discussão das principais abordagens linguísticas contemporâneas. Linguística gerativa. Linguística funcional. Linguística Cognitiva. Linguística do texto. Linguísticas discursivas e enunciativas. Sociolinguística. Linguística Histórica
Referências: CHAMBERS, J. K. Sociolinguistic theory. Cambridge: Blackwell, 1995. LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. [tradução de Marcos Bagno e Maria Marta Pereira Scherre] São Paulo: Parábola, 2008. _____ Principles of linguistic change: internal factors. Oxford: Blackwell, 1994. _____ Principles of linguistic change: social factors. Oxford: Blackwell, 2001. LUCCHESI, D. Sistema, mudança e linguagem: um percurso na história da linguística moderna. São Paulo: Parábola, 2004. WEINREICH, U.; LABOV, W.; HERZOG, M. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. [tradução de Marcos Bagno] São Paulo: Parábola, 2006. KATO, Mary A.; NASCIMENTO, M. do. (orgs.) Gramática do Português Culto Falado no Brasil. vol. III – a construção da sentença. Campinas: Editora da UNICAMP, 2009, p. 97-188. MATEUS, Maria Helena Mira; BRITO, Ana Maria; Duarte, Inês & FARIA, Isabel Hub. Gramática da Língua Portuguesa. 6ª ed. Lisboa: Caminho, 2003. RAPOSO, Eduardo Paiva. Teoria da gramática. A faculdade da linguagem. 2ª ed. Lisboa: Caminho, 1992. BAKER, M. C., Lexical categories. Cambridge University Press, 2007 [2003]. CROFT, W.; CRUSE, D. A. Cognitive Linguistics. Cambridge University Press, 2004. DIXON, R. M. W. A semantic approach to english Grammar. Oxford University Press, 2005. MALMKJǼR, K. (Ed.) The linguistics encyclopedia. London: Routledge, 1996. MATTHEWS, P. H. The concise Oxford dictionay of linguistics. Oxford: Oxford University Press. SAUSSURE, F. Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix, 1978. MATTOSO CÂMARA, J. Dicionário de linguística e gramática. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 1984. MATTOSO CÂMARA, J. Princípios de linguística geral. Rio de Janeiro: Padrão, 1980. NEVES, M. H. M. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2006b. BENVENISTE, É. Problemas de Lingüística Geral I e II. 4a ed.Campinas: Pontes, 1995. GIVÓN, T. A compreensão da gramática. Trad. de Maria Angélica Furtado da Cunha, Mário Eduardo Martelotta e Filipe Albani. Natal: EDUFRN, 2011 TOMASELLO, M. (Ed.). The new psychology of language. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1998.

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