Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
| Unidade Responsável: |
ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS DO RIO GRANDE DO NORTE (11.32.29) |
| Curso: |
MEDICINA/EMCM/RN - CAICÓ - BACHARELADO |
| Código: |
MDM1008 |
| Nome: |
CONCEPÇÃO E FORMAÇÃO DO SER HUMANO- EIXO HABILIDADES E COMUNIDADE |
| Carga Horária Teórica: |
14 h. |
| Carga Horária Prática: |
56 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
70 h. |
| Pré-Requisitos: |
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| Co-Requisitos: |
( MDM1002 )
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| Equivalências: |
( MDM1005.1 E MDM1005.2 ) OU ( MDM1005 )
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| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Sim |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
1 |
| Ementa/Descrição: |
Componente curricular desenvolvido de forma integrada ao componente CONCEPÇÃO E FORMAÇÃO DO SER HUMANO-EIXO TUTORIAL, incluindo conferências, atividades práticas em Laboratório Morfofuncional e Laboratório de Habilidades Clínicas e atividades na Atenção Primária em Unidades de Saúde da Família e na comunidade. Conhecimentos, habilidades e atitudes em relação a(o): Abordagem de dificuldades na entrevista médica: tipos de questionamentos, finalização. Desidealização da gravidez. Morfofisiologia do aparelho reprodutor masculino. Morfofisiologia do aparelho reprodutor feminino. Noções básicas em semiologia ginecológica e obstétrica: exame das mamas, inspeção genital, exame especular, toque bimanual, coleta de exame colpocitológico do colo uterino, palpação do fundo uterino, ausculta cardiofetal, toque vaginal. Noções básicas em semiologia urológica: inspeção genital e toque retal. Princípios da utilização do genograma, ecomapa e heredograma. O médico como agente de saúde inserido no território. Visita domiciliária. O território como espaço geopolítico. Dimensões da estrutura social e cultural do território. Dimensões humanas e sociais do território: o indivíduo, a família, a comunidade, os equipamentos sociais, a organização e participação política. Dimensões do grupo social no território: classe social, gênero, geração e etnia. O acesso da população às políticas públicas no território. Perfil sociodemográfico e epidemiológico e situação de saúde da população no território. Análises de vulnerabilidade em saúde no território. |
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