Referências: |
ARAÚJO, Júlio César (Org.). Internet & ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
BASTOS, Neusa (Org.). Discutindo a prática docente em língua portuguesa. São Paulo: IP-PUC/SP, 2001.
BHATIA, Vijay. A análise de gêneros hoje. In: BEZERRA, B.; BIASI-RODRIGUES, B.; CAVALCANTE, M. Gêneros e sequências textuais. Recife: EDUPE, 2009. p. 159-195.
BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Editora Cortez, 2006.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BEZERRA, B. G.; BIASI-RODRIGUES, B; CAVALCANTE, M. M.(Org.). Gêneros e Sequências Textuais. Recife: Edupe, 2009.
CARMELINO, A. C.; PERNAMBUCO, J.; FERREIRA, L. A. (Org.). Nos caminhos do texto: atos de leitura. Col. Mestrado em Linguística, v. 2. São Paulo: EdUnifran, 2007.
DIONISIO, Angela Paiva et al. (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
ELIAS, Vanda M. (Org.) Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita, leitura. São Paulo: Contexto, 2011.
LINO, A.; WENWCH, Leonor. Estratégias de leitura: texto e ensino. Rio de janeiro: Lucerna, 2006.
NASCIMENTO, Elvira Lopes (Org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Carlos: Claraluz, 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola , 2008.
MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Desiree. Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005.
PIRES, V. L.; GIACOMELLI, K. Reflexões sobre gênero social sob uma perspectiva dialógica. In: MOTTA-ROTH, D.; CABANAS, T.; HENDGES, G.R. Análise de textos e de discursos: relações entre teorias e práticas. 2. ed. Santa Maria: PPGL Editores, 2008. p. 199-220.
SIGNORINI, Inês (Org.). Gêneros catalisadores: letramento e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.
__________. [Re]discutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola, 2008
|