Referências: |
ADAM, Jean-Michel. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.
______. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009.
BENTES, A.C.; LEITE, M. Q. (Org.). Linguística de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.
CAVALCANTE, Mônica. Os sentidos do texto. São Paulo, Contexto, 2012.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
ELIAS, Vanda M. (Org.) Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita, leitura. São Paulo: Contexto, 2011.
FIDALGO, Sueli e LIBERALI, Fernanda (Org.). Ação Cidadã: por uma formação crítico-inclusiva. Taboão da Serra: UNIER, 2011.
GUIMARÃES, Elisa. Texto, discurso e ensino. São Paulo: Contexto, 2010.
KOCH, I. . Introdução à Linguística Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
______. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
______ . A inter-ação pela linguagem. São Paulo, Contexto, 1999.
______; ELIAS. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
______; ______. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
LESSA, A. ; LIBERALI, F. Critical literacy: a cross-curricular tool-and-result in the teaching-learning activity. Prelo Revista D.E.L.T.A. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
PAULIUKONIS, M. A. L. A questão do texto: texto e contexto. In: BRANDÃO, Silvia et al. (Org.). Gramática, descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007. p.237-256.
PAULIUKONIS, Ma. Aparecida L.; SANTOS, Leonor W. dos (Org.). Estratégias de leitura: texto e leitor. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.
SANTOS, Leonor W.; CUBA RICHE, Rosa; TEIXEIRA, Claudia de S. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2012.
TRAVAGLIA. Luiz Carlos. Gramática e interação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
|