Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS (11.70.00.04)
Código: PLET2003
Nome: FONOLOGIA, VARIAÇÃO E ENSINO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Revisão dos conceitos fundamentais para os estudos fonético-fonológicos. Estudo de processos fonológicos com ênfase na realidade da escrita e da oralidade de alunos do Ensino Fundamental. Subsídios teóricos para explicar processos fonológicos que envolvam os usos linguísticos nas modalidades falada e escrita. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.
Referências: ALVARENGA, Daniel et al. Da forma sonora da fala à forma gráfica da escrita: uma análise linguística do processo de alfabetização. Cadernos de Estudos Linguísticos, 16, p. 5-30, 1989. ______. Análise de variações ortográficas. Revista Presença Pedagógica. Belo Horizonte: Dimensão. Ano 1, Número 2, 1995. BISOL, Leda; COLLISCHONN, Gisela. Português do sul do Brasil: variação fonológia. Porto Alegre; EDIPUCRS, 2010. BRAGA, Maria Luíza; MOLLICA, Maria Cecília. Introduçào à sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo; Contexto, 2011. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1989. CALLOU, Dinah; LEITE, Yonne. Iniciação à fonética e à fonologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990. CAMARA JR. Joaquim Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1970. CASTILHO, Ataliba T. de; ELIAS, Vanda Maria. Pequena gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012. FARACO, Carlos Alberto. Escrita e Alfabetização. São Paulo: Contexto, 1994. HORA, Dermeval da. Estudos sociolinguísticos: perfil de uma comunidade. Santa Maria; Pallotti, 2004. LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008. LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1987. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001. MOLLICA, Maria Cecília. Linguagem para formação em Letras, Educação e Fonoaudiologia. São Paulo: Contexto, 2009. ______. Da linguagem coloquial à escrita padrão. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003. OLIVEIRA E SILVA, G. M. de; SCHERRE, Maria M. Pereira. Padrões sociolinguísticos: análise de fenômenos variáveis do português falado na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1987. POSSENTI, Sírio. Questões de linguagem: passeio gramatical dirigido. São Paulo: Parábola, 2011. SILVA, Ademar. Alfabetização: a escrita espontânea. São Paulo; Contexto, 1989. SILVA, Taïs Cristófaro. Fonética e fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto. 2002. TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática, 1985.

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