Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS (13.00.00.02)
Código: GPI0010
Nome: DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Partindo da premissa de que os setores sociais organizados têm sua história, suas finalidades, seus processos de gestão e seus documentos regulatórios, esta disciplina pretende apoiar os gestores destas organizações para que saibam como manejar melhor seus processos de auto-análise e de auto-gestão tendo a reflexão ética como parâmetro de suas decisões. Entende-se por auto-análise o processo em que o próprio setor social, como protagonista de seus problemas, de seus desejos, necessidades e demandas, possa enunciar, compreender, adquirir ou readquirir um vocabulário próprio que lhe permita saber a acerca de si mesmo. E por auto-gestão o processo, simultâneo com o processo de auto-análise, em que o setor social se articula, se institucionaliza, se organiza para construir dispositivos visando a produzir, ele mesmo, os recursos de que precisa para o melhoramento daquilo que se propõe a realizar.
Referências: CHARAM, Ram; DROTTER, Stephen; NOEL, James. Pipeline de liderança: O desenvolvimento de líderes como diferencial competitivo. São Paulo: Sextante; 2018. GROVE. Andrew. Gestão de Alta Performance: Tudo o que um gestor precisa saber para gerenciar equipes e manter o foco em resultados. São Paulo: Benvirá: 2020. MAGALDI, S.; SALIBI NETO. J. Liderança disruptiva: Habilidades e competências transformadoras para liderar na gestão do amanhã. São Paulo: Editora Gente, 2022. PUENTE-PALACIOS, K.; PEIXOTO, A. L. A. Ferramentas de Diagnóstico para Organizações e Trabalho: Um Olhar a partir da Psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2015. RIGBY, Darrell; ELK, Sarah; BEREZ, Steve. Ágil do Jeito Certo: Transformação sem caos. Saraiva Educação SA, 2020. SIQUEIRA, M.M. M. (org.). Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008. SIQUEIRA, M.M. M. (org.). Novas medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2013 ZANELLI. J.C.; BORGES-ANDRADE, J. & BASTOS, A.V.B. (Orgs). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao v4.14.16_1