Ementa/Descrição: |
Introdução à modelagem econômica para estratégia de empresas. Pretende mostrar modelos teóricos da microeconomia que influenciam as decisões dos agentes e das firmas, enfatizando os incentivos dos tomadores de decisão. Entre os modelos, serão vistos a teoria do consumidor, a teoria da firma, modelos de eficiência técnica, modelos de estruturas de mercado, como os de concorrência perfeita, oligopólio e monopólio. Os modelos serão desenvolvidos em planilhas de Excel, numa abordagem intuitiva. |
Referências: |
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Pindyck, R. S., D. L. Rubinfeld. Microeconomia. Pearson Prentice Hall, 2006.
McKenzie, R. B. e D. R. Lee. Microeconomics for MBAs. The economic way of thinking for managers. 2ª Edição, Cambridge University Press, 2010.
Besanko, D., D Dranove, M. Shanley, S. Schaefer. A Economia da Estratégia. 3ª Edição, Bookman, 2007.
Barreto, H. Intermediate Microeconomics with Microsoft Excel. Cambridge University Press, New York, 2009.
Cooper, W. W., L. M. Seiford e K. Tone. Data Envelopment Analysis. A Comprehensive Text with Models, Applications, References and DEA-Solver Software. 2º Edição, Springer, 2007.
Mas-Colell, A., M. D. Whinston e J. R. Green. Microeconomic Theory. Oxford University Press, 1995.
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