Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL (13.66)
Código: PLET0009
Nome: LINGUAGEM, PRÁTICAS SOCIAIS E ENSINO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Bases epistemológicas relativas à definição do conceito de linguagem como prática discursiva. Princípios e procedimentos de análise dos discursos. Estudo de práticas discursivas em diversos contextos escolares e não escolares. Proposições metodológicas para elaboração de material didático
Referências: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992 [1979] _____. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 3. ed. São Paulo: Unesp/Hucitec, 1993. p. 13-70. BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005. ______. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. ______. (Org.). Bakhtin: dialogismo e construção de sentido. 2. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997. CORACINI, Maria José. Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. Campinas, SP: Pontes, 1999. _____. (Org.) O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1995. _____. Concepções de leitura na (pós)modernidade. In: CARVALHO, Regina Célia de; LIMA, Paschoal (Org.). Leitura: múltiplos olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras; São João da Boa Vista, SP: UNIFEOB, 2005. CORRÊA, M. L. G.; BOCH, F. Ensino de língua: representação e letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2006. FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as idéias lingüísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar, 2003. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 1999. HANKS, William F. Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bordieu e Bakhtin: Cortez, 2008. MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2001. ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Petrópolis/RJ: Vozes, 1999. _____ (Org.). A leitura e os leitores. Campinas, SP: Pontes: 1998. _____. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2008. SILVA, L. H. O. Silenciamento dos sentidos: relatos de observação de aulas de leitura. Revista Querubim (Online), v. 01, p. 01-17, 2007. SILVA, Marluce Pereira da; OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de; ALVES, Maria da Penha Casado (Org.). Linguagem e práticas sociais: ensaios e pesquisas. Natal: EDUFRN, 2008. SPINK, Mary Jane P. (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 2004. VOLOCHÍNOV, V. N. (Mikhail Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1990.

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