Ementa/Descrição: |
Disciplina que tem por objetivo aprofundar os conhecimentos acerca dos fundamentos teóricos e práticos relacionados com a implementação de estratégias de ensino-aprendizagem aplicáveis à área biomédica, com ênfase nos métodos ativos e inovadores. Nesse sentido, o tratamento dado aos conteúdos deve fundamentar e orientar a discussão, troca de experiências e realização de atividades práticas sobre metodologias ativas no ensino de graduação. Envolve adicionalmente a abordagem: das dimensões do processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar, bem como sua importância no contexto social. O significado e o valor da metodologia na prática docente do Ensino Superior. A importância e necessidade da formação pedagógica do professor universitário. Elementos teórico-metodológicos e técnicos que possibilitam orientar o planejamento e execução do processo de ensino-aprendizagem no âmbito da docência superior. Estímulo à criação cultural, ao desenvolvimento da mentalidade científica e do pensamento crítico-reflexivo no ensino superior. Métodos e estratégias de avaliação do conhecimento e da eficácia das estratégias de ensino (avaliação e auto-avaliação). |
Referências: |
Básica
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COLLAÇO, G. H et al. Metodologia do ensino superior: livro didático. 3. ed. rev. e atual. Palhoça: UnisulVirtual, 2006.
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MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
VEIGA, I. P. A., NAVES, M. L. P. Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara: Junqueira &Marin, 2005.
Complementar
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CASTANHO, S; CASTANHO, ME. Temas e texto em metodologia do ensino superior. Campinas, SP: Papirus, 2001.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez/UNESCO, 2001. 115 p.
VEIGA, IPA. Educação básica e educação superior: projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.
VEIGA, IPA. Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. Campinas, SP: Papirus, 2006.
ZABALZA, MA. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
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