Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO - PPGTUR (16.54)
Código: PGT1229
Nome: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS NO TURISMO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Evolução da gestão de pessoas. Conceitos e fundamentos da gestão estratégica de pessoas. Abordagens teóricas da gestão estratégica de pessoas. Importância da gestão estratégica de pessoas para o setor de turismo e hotelaria. Integração da estratégia de gestão de pessoas à estratégia organizacional. Estratégias genéricas de gestão de pessoas. Avaliação de resultados na gestão de pessoas. Tendências em gestão de pessoas.
Referências: ALBUQUERQUE, L. G.; LEITE, N. P. (orgs.). Gestão de Pessoas: perspectivas estratégicas. São Paulo: Atlas, 2009. BARRETO, L. M. T. S.; ALBUQUERQUE, L. G.; MEDEIROS, C. A. F. Estrategias de gestión de personal em la hotelaría del nordeste brasileño. Estudios y Perspectivas en Turismo, v. 24, p. 570-589, 2015. BARRETO, L. M. T. S.; ALBUQUERQUE, L. G.; MEDEIROS, C. A. F. Estratégias de gestão de pessoas e desempenho organizacional na hotelaria: o papel das capacidades organizacionais. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 8, n. 2, p. 340-360, maio-ago. 2014. BECKER, Brian E.; HUSELID, Mark A.; ULRICH, Dave. Gestão estratégica de pessoas com “scorecard”: interligando pessoas, estratégia e performance. 14. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001. FLEURY, M. T. L. (org.). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002. LACOMBE, B. M. B.; ALBUQUERQUE, L. G. Avaliação e mensuração de resultados em gestão de pessoas: um estudo com as maiores empresas instaladas no Brasil. RAUSP. Revista de Administração, v. 43, n. 1, p. 5-16, jan-mar. 2008. LENGNICK-HALL, C. A.; BECK, T. E.; LENGNICK-HALL, M. L. Developing a capacity for organizational resilience through strategic human resource management. Human Resource Management Review, v. 21, n. 3, set. 2011. LENGNICK-HALL, M. L.; LENGNICK-HALL, C. A.; ANDRADE, L. S.; DRAKE, B. Strategic human resource management: the evolution of the field. Human Resource Management Review, v. 19, n. 2, p. 64-85. 2009. LEPAK, D. P.; SHAW, J. D. Strategic HRM in North America: looking to the future. The International Journal of Human Resource Management, v. 19, n. 8, p. 1486-1499, ago. 2008. MARRAS, J. P. (org.). Gestão estratégica de pessoas: conceitos e tendências. São Paulo: Saraiva, 2010. MARTÍN-ALCÁZAR, F.; ROMERO-FERNÁNDEZ, P. M.; SÁNCHEZ-GARDEY, G. Strategic human resource management: integrating the universalistic, contingent, configurational and contextual perspectives. The International Journal of Human Resource Management, v. 16, n. 5, p. 633-659, may. 2005. MASCARENHAS, A. O. Gestão estratégica de pessoas: evolução, teoria e crítica. São Paulo: Cengage Learning, 2008. MEDEIROS, C. A. F.; ALBUQUERQUE, L. G.; MARQUES, G. M. Comprometimento organizacional: um estudo de suas relações com características organizacionais e desempenho nas empresas hoteleiras. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 30., 2006, Salvador. Anais... Salvador: ANPAD, 2006. PANAYOTOPOULOU, L.; BOURANTAS, D.; PAPALEXANDRIS, N. Strategic human resource management and its effects on firm performance: an implementation of the competing values framework. International Journal of Human Resource Management, v. 14, n. 4, p. 680-699, jun. 2003. SILVA, F. F.; LUCIO, E. M. M.; BARRETO, L. M. T. S. Treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas em turismo: case Disney. Revista Hospitalidade, v. X, n. 2, p. 275-295, dez. 2013. SMILAY, D. A. R.; BARRETO, L. M. T. S.; LIMA, C. L. O papel da T. I. na gestão do conhecimento: estudo de caso em uma agência de viagens em Natal/RN. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. 5, n. 2, maio-ago. 2016.

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