Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA (16.21)
Código: PGA4002
Nome: TEORIA DA PESQUISA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Trata-se de trazer à luz os elementos constituintes de uma metodologia da gênese e do progresso do conhecimento científico. Captar a ciência e sua gênese, ampliando a compreensão para além das estruturas operatórias que ela consegue por em evidência, mostrando segundo esquemas, no devir da ciência, articula-se simultaneamente pensamento e fundamento. Mobilizar o debate sobre posição epistemológica.
Referências: BRESSER PEREIRA, L. C. A verdade e seus objetos. CHAUI, Marilene. Convite à Filosofia – SP: Editora Ática, 2004 OPPER, Karl R. Os pensadores. SP: Abril Cultural, 1980. A lógica da Investigação Científica KOCHE, José Carlos. Pesquisa Científica:critérios epistemológicos – Petrópolis, RJ: Vozes; Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2005. KUNH, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. SP. Editora Perspectiva,1975. LAKATOS, Imre e MUSGRAVE, Alan (org). A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. SP: Editora Cultrix: Ed. Da Universidade de São Paulo, 1979.

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