Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 04 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE (15.67)
Código: ESA0013
Nome: PESQUISA QUALITATIVA APLICADA AO ENSINO NA SAÚDE
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Apresentar aspectos históricos e teóricos da abordagem metodológica qualitativa em ensino na saúde. Identificar técnicas e instrumentos qualitativos de pesquisa em saúde. Apresentar e discutir formas de sistematização e análise de dados. Analisar criticamente experiências de pesquisa qualitativa em saúde. 1. OBJETIVOS • Promover o conhecimento e a capacidade de reflexão sobre a utilidade e a validade das abordagens qualitativas na pesquisa em educação na saúde e o reconhecimento da coerência entre a base epistemológica, objetivos, métodos e análise dos resultados da de pesquisa qualitativa. • Apresentar os referenciais teórico-metodológicos da abordagem qualitativa, que privilegiem os processos de significação no contexto da educação em saúde em diferentes populações humanas. 2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Considerações epistemológicas e metodológicas no desenho da pesquisa qualitativa. • Delimitação de objetos de investigação em pesquisa qualitativa: os sentidos e os significados dos fenômenos em saúde. • O caráter exploratório dos estudos qualitativos. (Entrando no campo) • A coleta de dados em pesquisa qualitativa. • As técnicas de pesquisa qualitativa: entrevista, história de vida, observação participante e grupo focal. • Seleção das informações e organização dos dados. As categorias analíticas. A descrição dos dados e a composição do texto analítico. A elaboração das categorias de análise e a interpretação.
Referências: ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009. ARRUDA, LS; MOREIRA, COF. Colaboração Interprofissional: um estudo de caso sobre os profissionais do Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (NAI/UERJ), Brasil. Interface (Botucatu), 2018; 22 (64):199-210. BAUER, MW; GASKELL G. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2017. BARDIN, L. Análise do discurso. Lisboa: Edições 70, 1994. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1994. COSTA, MAF. Projeto de Pesquisa: entenda e faça. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. COSTA, GD; COTTA, RMM. O aprender fazendo: representações sociais de estudantes da saúde sobre o portfólio reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação. Interface (Botucatu). 2014; 18(51):771-83. CRESWELL, JW. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3.ed. Porto Alegre: Penso, 2014. CRESWELL JW; CLARK, VLP. Pesquisa de Métodos Mistos. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2013. DENZIN, NK.; LINCOLN, YS. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre, Artmed Bookman, 2006. FERREIRA, CAL. Pesquisa quantitativa e qualitativa: perspectiva para o campo da educação. Revista Mosaico, v. 8, n. 2, p. 173-182, 2015. FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artemed, 2009. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 12. ed. Rio de Janeiro: Record, 2011. MARCONI, MA; LAKATOS, EM. Fundamentos de Metodolgia Científica. 5 edição. São Paulo. Editora Atlas S.A, 2003. MINAYO, MCS. O desafio do conhecimento – pesquisa qualitativa em saúde. 5ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 1998. SAMPIERE, RH; COLLADO, CF; LÚCIO, MPB. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso/Artmed, 2013.

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