Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE (15.67)
Código: ESA0013
Nome: PESQUISA QUALITATIVA APLICADA AO ENSINO NA SAÚDE
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Promover o conhecimento e a capacidade de reflexão sobre a utilidade e a validade das abordagens qualitativas na pesquisa em saúde e o reconhecimento da coerência entre a estratégia, o método de coleta e a análise dos desenhos qualitativos de pesquisa. Apresentar os referenciais teórico-metodológicos da abordagem qualitativa, que privilegiem os processos de significação no contexto da saúde em diferentes populações humanas.
Referências: 1.CAMPOS, R. O. Pesquisa qualitativa em Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde. In Barros, N.F., Cecatti, J.G. & Turato, E.R. Pesquisa Qualitativa em Saúde. Campinas: UNICAMP/FCM. 2005. 2.DENZIN, N. & LINCOLN, Y. A disciplina e a prática da pesquisa da pesquisa qualitativa In N. DENZIN & Y. LINCOLN. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa - teorias e abordagens. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed Bookman. 2006. 3.DESLANDES, S.F. e GOMES, R. A pesquisa qualitativa nos serviços de saúde. Notas teóricas. In BOSI, MLM & MERCADO, FJ (org.). Pesquisa qualitativa de serviços de saúde. Petrópolis: Vozes. 2004. 4.FLICK, U. A pesquisa qualitativa: relevância, história, aspectos. In U. Flick. Uma Introdução à pesquisa qualitativa. 2ª edição. Porto Alegre: Bookman. 5.KITZENGER, J. Grupos focais com usuários e profissionais da atenção à saúde. In POPE, C., Mays, N. Pesquisa Qualitativa na Atenção àSaúde. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed. 2005. 6.LINCOLN, Y. & GUBA, E. Paradigmas e perspectivas em transição. In N. DENZIN & Y. LINCOLN. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa - teorias e abordagens. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed Bookman. 2006. 7.POPE, C., ZIEBLEND, S. & MAYS, N. Analisando dados qualitativos. In: POPE, C., MAYS, N. Pesquisa Qualitativa na Atenção à Saúde. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed. 2005. 8.BARDIN, Laurence. Análise do discurso. Lisboa: Edições 70, 1994. 9.GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1994. 10.GOLDENBERG, Miriam. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro, Record, 1997. 11.LEFÈVRE, F. E LEFÈVRE, A.M.C. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos).Caxias do Sul. Educs. 2005. 12.MINAYO, M.C. de S. & DESLANDES, S.F. Caminhos do pensamento: epistemologia e método.Rio de Janeiro: Fiocruz. 2002.

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