Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE (15.67)
Código: ESA0008
Nome: APRENDIZAGEM E COGNIÇÃO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Esta unidade apresenta as teorias relacionadas com o processo de ensino-aprendizagem de adultos, com ênfase nas tecnologias disponíveis para estimular a motivação e aprendizado em busca da expertise profissional. Aborda os fundamentos para a educação na comunidade, aprendizagem baseada no trabalho, aprendizagem baseada em problemas e mediação por tecnologias de educação à distância.
Referências: BERBAUM, J. Aprendizagem e Formação. Porto: Ed. Do Porto, 1993. 125p. (Ciências da Educação). CASTRO, A. D. e CARVALHO, A. M. P. Ensinar a ensinar. São Paulo, Pioneira, 2001. KUPFER, M.C. Freud e a Educação ? O Mestre do Impossível. São Paulo: Scipione, 2001. MEIREU, P. Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artmed, 1998. MINGUET, P. A. (org) A construção do conhecimento na educação. Porto Alegre: Artes Médicas,1998. 181p. MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. SACRISTAN, J. G. E GOMEZ, A. I. Compreender e Transformar o Ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. TEODORO, Antônio. Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia pela curiosidade da formação universitária. Ed. Cortez: Mackenzie, 2003. VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.168p. XAVIER, GF. Processos Atencionais. In Neuropsicologia Hoje / Organizadores, Flávia Heloisa dos Santos, Viviane Maria Andrade, Orlando F. A. Bueno. – 2. Ed. –Porto Alegre: Artmed, 2015 ZABALA, A. A prática educativa como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v4.15.8