Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 24 de Agosto de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE (15.67)
Código: ESA0007
Nome: EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DAS PROFISSÕES DE SAÚDE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Reflexão sobre os desafios da formação das profissões de saúde em tempos atuais; Bases conceituais da Educação Interprofissional; Conceito de Prática Colaborativa; Educação Interprofissional centrada no usuário/paciente; Diferenças Profissionais no Trabalho e na Educação Interprofissional; A educação Interprofissional e a Prática Colaborativa no Cenário Global; Perspectivas da educação Interprofissional na Formação dos Profissionais de Saúde. Portanto, são objetivos da disciplina: 1. Compreender as bases conceituais e metodológicas da educação Interprofissional e da prática Colaborativa. 2. Refletir sobra a importância da Educação Interprofissional no processo de Reorientação da Formação das Profissões de Saúde.
Referências: 1-Cooke, M., D. M. Irby, et al. American Medical Education 100 Years after the Flexner Report. New England Journal of Medicine, v.355, n.13, p.1339-1344. 2006. 2-Frenk, J., L. Chen, et al. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. The Lancet, v.376, n.9756, p.1923-1958. 2010. 3- Wood, D. F. Interprofessional education – still more questions than answers? Medical Education, v.35, n.9, p.816-817. 2001. 4- Oandasan, I. e S. Reeves. Key elements for interprofessional education. Part 1: The learner, the educator and the learning context. Journal of Interprofessional Care, v.19, p.21-38. 2005a. 5- ______. Key elements of interprofessional education. Part 2: Factors, processes and outcomes. Journal of Interprofessional Care, v.19, p.39-48. 2005b. 6- Reeves, S., J. Goldman, et al. A scoping review to improve conceptual clarity of interprofessional interventions. Journal of Interprofessional Care, v.25, n.3, p.167-174. 2011. 7- D'amour, D., M. Ferrada-Videla, et al. The conceptual basis for interprofessional collaboration: Core concepts and theoretical frameworks. Journal of Interprofessional Care, v.19, p.116-131. 2005. 8- D'amour, D. e I. Oandasan. Interprofessionality as the field of interprofessional practice and interprofessional education: An emerging concept. Journal of Interprofessional Care, v.19, p.8-20. 2005. 9- Baker, L., E. Egan-Lee, et al. Relationships of power: implications for interprofessional education. Journal of Interprofessional Care, v.25, n.2, p.98-104. 2011. 10- Baxter, S. K. e S. M. Brumfitt. Professional differences in interprofessional working. Journal of Interprofessional Care, v.22, n.3, p.239-251. 2008. 11- Rodger, S. e S. J. Hoffman. Where in the world is interprofessional education? A global environmental scan. Journal of Interprofessional Care, v.24, n.5, p.479-491. 2010. 12- Thistlethwaite, J. Interprofessional education: a review of context, learning and the research agenda. Medical Education, v.46, n.1, p.58-70. 2012. 13- Thistlethwaite, J. E. The future of health professional education: Some reflections on possibilities and complexities. Journal of Interprofessional Care, v.22, n.2, p.129-132. 2008. 14- Reeves, S., M. Tassone, et al. Interprofessional education: An overview of key developments in the past three decades. Work: A Journal of Prevention, Assessment and Rehabilitation, v.41, n.3, p.233-245. 2012.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.13.16