Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE (15.67)
Código: ESA0006
Nome: MÉTODOS ATIVOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Esta unidade tem por objetivo apresentar aos estudantes as novas tendências da formação em saúde, com o emprego de técnicas pedagógicas que enfatizam o protagonismo estudantil no processo de ensino-aprendizagem, incluindo estudo de casos, ensino baseado em problemas, problematização, aprendizagem baseada na pessoa, etc. Inclui ainda um módulo de feedback aplicado às situações de treinamento em serviço, com especificidades para o ensino na atenção primária.
Referências: 1. Oliveira GS, Koifman L. Integralidade do currículo de medicina: inovar/transformar, um desafio para o processo de formação. In: Marins JJN, Rego S,Lampert JB, Araújo JGC, organizadores. Educação médica em transformação: instrumentos para a construção de novas realidades. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica; 2004. p. 143-164. 2. Costa CRBSF, Siqueira-Batista R. As teorias do desenvolvimento moral e o ensino médico: uma reflexão pedagógica centrada na autonomia do educando.Rev Bras Edu Méd 2004; 28(3):242-250. 3. Zanotto M, Rose T. Problematizar a Própria Realidade: análise de uma experiência de formação contínua. Rev Educação e Pesquisa 2003; 29(1):45-54. 4. Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Interface -Comum. Saúde Educ.1998; 2:139-154. 5. Freire P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 1987. 6. Feuerwerker LCM. Gestão dos processos de mudança na graduação em medicina. In: Marins JJN, Rego S, Lampert JB, Araújo JGC, organizadores.Educação médica em transformação: instrumentos para a construção de novas realidades. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica; 2004. 7. Neville AJ. The problem-based learning tutor: Teacher? Falicitator? Evaluator? Medical Teacher 1999; 21(4):393-340. 8. Merrill, M.D. (2002). "A pebble-in-the-pond model for instructional design". Performance Improvement 41 (7): 39?44. 9. Schmidt HG: Foundations of problem-based learning: some explanatory notes. Medical Education 27:422-432, 1993 10. Sweller, J. (1988). "Cognitive load during problem solving: Effects on learning". Cognitive Science 12 (2): 257?285.] 11. Sweller, J. (2006). "The worked example effect and human cognition". Learning and Instruction 16 (2): 165-169. 12. CAPOZZOLO, Angela; CASETTO, Sidnei José; HENZ, Alexandre de Oliveira. (Org.) Clínica comum: itinerários de uma formação em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013. 13. MARINS, J. J. N.; REGO, S. Educação médica: gestão, cuidado, avaliação. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: ABEM, 2011. 14.Bollela VB, Machado JLM. Internato baseado em competências - "Bridging the gaps". São Paulo: MedVance; 2010.

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