Ementa/Descrição: |
A disciplina tem como objetivos aplicar conceitos e técnicas de metodologia científica, com ênfase nos métodos quantitativos, propiciando o entendimento de todas as etapas necessárias na elaboração de projetos de pesquisa relacionados com o ensino na área da saúde. Esse módulo engloba a capacitação para o desenvolvimento de procedimentos investigativos na área do Ensino em Saúde, incluindo o planejamento, implementação e avaliação de processos educacionais, bem como a geração / divulgação de conhecimento científico relevante. |
Referências: |
1-NOGAROLI, Rafaella; FALEIROS JÚNIOR, José Luiz de Moura. Do consentimento
informado ao processo de escolha esclarecida: uma resenha à obra Consentimento do paciente no
direito médico, de Flaviana Rampazzo Soares (Indaiatuba: Foco, 2021). Revista IBERC, Belo
Horizonte, v. 4, n. 2, p. 179-185, maio/ago. 2021.
2-Minayo, MCS. O Desfio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo. 8 ed HUCITEC 2004.
3-Chizzotti, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo. Cortez.1995.
4-Sylvain Boet, S, Sharma, S, Goldman, J, Reeves, S. Review article: Medical education research:
an overview of methods. Can J Anesth, 2012 59:159170. DOI 10.1007/s12630-011-9635-y
5-Cormac McGrath, Per J. Palmgren & Matilda Liljedahl (2018):
Twelve tips for conducting qualitative research interviews, Medical Teacher, DOI:
10.1080/0142159X.2018.1497149. https://doi.org/10.1080/0142159X.2018.1497149 |