Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 02 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE (15.67)
Código: ESA0003
Nome: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PARA O ENSINO EM SAÚDE
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina tem como objetivos aplicar conceitos e técnicas de metodologia científica, com ênfase nos métodos quantitativos, propiciando o entendimento de todas as etapas necessárias na elaboração de projetos de pesquisa relacionados com o ensino na área da saúde. Esse módulo engloba a capacitação para o desenvolvimento de procedimentos investigativos na área do Ensino em Saúde, incluindo o planejamento, implementação e avaliação de processos educacionais, bem como a geração / divulgação de conhecimento científico relevante.
Referências: 1-NOGAROLI, Rafaella; FALEIROS JÚNIOR, José Luiz de Moura. Do consentimento informado ao processo de escolha esclarecida: uma resenha à obra “Consentimento do paciente no direito médico”, de Flaviana Rampazzo Soares (Indaiatuba: Foco, 2021). Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 4, n. 2, p. 179-185, maio/ago. 2021. 2-Minayo, MCS. O Desfio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo. 8 ed HUCITEC 2004. 3-Chizzotti, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo. Cortez.1995. 4-Sylvain Boet, S, Sharma, S, Goldman, J, Reeves, S. Review article: Medical education research: an overview of methods. Can J Anesth, 2012 59:159–170. DOI 10.1007/s12630-011-9635-y 5-Cormac McGrath, Per J. Palmgren & Matilda Liljedahl (2018): Twelve tips for conducting qualitative research interviews, Medical Teacher, DOI: 10.1080/0142159X.2018.1497149. https://doi.org/10.1080/0142159X.2018.1497149

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao v4.14.8