Ementa/Descrição: |
Aborda elementos históricos, antropológicos, sociológicos e filosóficos da evolução das profissões de saúde e suas práticas. Introduz noções gerais de ética e apresenta noções e fundamentos de Bioética. Ênfase na compreensão do homem como uma unidade bio-psico-socio-ambiental. Reflexão e aplicação prática dos conceitos de valores, ética, moral e bioética. Análise do processo de conhecimento no sentido mais amplo da condição humana na sociedade atual a luz dos valores, tendo como horizonte o exercício do pensar complexo.
OBJETIVOS GERAIS Introduzir a discussão acerca dos desafios da ciência e dos problemas éticos que envolvem a vida e a saúde, estimulando ao mesmo tempo a reflexão crítica acerca do papel do profissional da saúde/ educador, bem como das implicações das suas decisões e ações dentro da sociedade; Estimular a capacidade de reflexão sobre a prática médica, levando o aluno a reconhecer suas bases sócio-históricas; Identificar as características das ações e interações do profissional de saúde e posicionar-se criticamente sobre os desafios técnicos e éticos do cuidado da saúde de indivíduos e grupos humanos; Discutir a relação dinâmica entre a saúde, bioética e as desigualdades sociais. |
Referências: |
BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano, compaixão pela terra. Petrópolis/RJ: Vozes. 2013.
BUB, Maria Betina Camargo. Ética e Prática profissional em saúde. Texto Contexto Enferm 2005 Jan-Mar; 14(1):65-74.
FORTES, Paulo Antônio de Carvalho. Ética e Saúde. EPU, 1998. KAUFMAN, A. De estudante a médico: a psicologia médica e a construção de relações. São Paulo: casa do psicólogo, 2010. LEMOS, Patrícia Mendes. Ética e saúde mental contemporânea. Editora CRV, 2015.
MARTINS, Leonardo. Bioética à luz da liberdade científica: estudo de caso baseado na decisão do STF sobre a constitucionalidade da lei de biossegurança e no direito comparado alemão. São Paulo: Atlas, 2014.
MATOS, Maurílio Castro Matos. Serviço social, ética e saúde: reflexões para o exercício profissional. 2 ed. 2017.
MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina; TACCA, Maria Carmen V.R. (orgs). Possibilidades de aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência. Campinas: Alínea, 2011.
PAIVA, Letícia M; Guilhem Dirce, Sousa, Ana Luiza L. O ensino da bioética na graduação do profissional de saúde. Medicina (Ribeirão Preto) 2014;47(4): 357-69
PESSINI, Leo & BARCHIFONTAINE, Christian de Paul. Problemas atuais de bioética. 8ª ed. São Paulo: Centro Universitário São Camilo:Loyola, 2007.
OUTRAS FONTES DE CONSULTA: BIOÉTICA
Revista publicada pelo Conselho Federal de Medicina Brasília - DF www.portalmedico.org.br/revista/revbio.asp Sindicato dos Médicos do Estado do Rio Grande do Norte SINMEDRN e-mail: sindmedrn@uol.com.br Home page: www.sinmedrn.org.br Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte CREMERN e-mail: cremern@click21.com.br Home page: www.cremern.cfm.org.br Associação Médica do Estado do Rio Grande do Norte - AMRN e-mail: amrn@matrix.com.br
DATA-SUS www.datasus.gov.br BIOETHICSLINE www.bioethicsline Centro de Bioética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul www.bioetica.ufrgs.br Sociedade Brasileira de Bioética www.sbbioetica.org.br
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