Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
| Unidade Responsável: |
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (14.17) |
| Curso: |
ENGENHARIA AMBIENTAL/CT - NATAL - BACHARELADO |
| Código: |
DBG0049 |
| Nome: |
GENÉTICA BÁSICA PARA BIOMEDICINA |
| Carga Horária Teórica: |
45 h. |
| Carga Horária Prática: |
15 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
60 h. |
| Pré-Requisitos: |
( CIV1101 )
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| Co-Requisitos: |
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| Equivalências: |
( CIV0065 )
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| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Sim |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
3 |
| Ementa/Descrição: |
A disciplina introduz ao aluno os princípios básicos da genética em uma ordem cronológica dos estudos e experimentos desenvolvidos pelos primeiros geneticistas. Dentre os tópicos abordados destacam-se os princípios mendelianos de herança (primeira e segunda leis de Mendel e entendimento de heredogramas) e suas extensões (epistasia, interação alélica e uma breve introdução à epigenética). Além disso, a disciplina relaciona a existência de diferentes alelos com os eventos de mutação e sua segregação com os eventos ocorridos durante a meiose (bases moleculares e cromossômicas da herança), assim o aluno integra conceitos moleculares, genéticos e citológicos, necessários para entender ligação e mapeamento genético, bem como mecanismos de determinação genética do sexo, herança ligada ao sexo, herança restrita ao sexo e herança influenciada pelo sexo. Com estes conceitos básicos, a disciplina tem como tópicos finais a herança de caracteres quantitativos (herança poligênica e modelo do limiar, envolvido em muitas doenças complexas) e a Genética de Populações e mecanismos evolutivos, com enfoque em Evolução da espécie humana. Neste último tópico o aluno integrará todos os conhecimentos obtidos ao longo da disciplina a fim de interpretar como diferentes fatores evolutivos agem nas frequências alélicas e genotípicas da população, interferindo na distribuição de algumas doenças genéticas humanas. |
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