Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 15 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL - PPGSS (16.26)
Código: PPGSS0066
Nome: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Diretrizes Curriculares Nacionais e projeto pedagógico do curso de Serviço Social. Educação Superior no Brasil e articulação ensino, pesquisa e extensão. O ensino universitário e os processos de ensino e aprendizagem. Planejamento, metodologias e avaliação no Ensino Superior. Regulamentação da docência assistida na UFRN. Plano e relatório de Atuação.
Referências: LIMA, Kátia. Expansão da educação superior brasileira na primeira década do novo século. In: PEREIRA, Larissa Dahmer (et al). Serviço Social e Educação. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013. NEVES, Magda de Almeida. Reestruturação Produtiva, Qualificação e Relações de Gênero. In: ROCHA, Maria Isabel Baltar da (org). Trabalho e Gênero: mudanças, permanências e desafios. Campinas: ABEP, NEPO/UNICAMP e CEDEPLAR/UFMG/ São Paulo: Ed 34, 2000. MASETTO, Marcos T. (Org.) Docência na universidade. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008. MOREIRA, Marco Antônio. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2008. SVINIKI, Marília; MCKEACHIE, Wilbert. (Orgs.). Dicas de ensino: estratégias, pesquisa, teoria para professores universitários. São Paulo: Cengage Learning, 2013. TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005. Revista Temporalis. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Vol. 15. 2010.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.19.5