Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (11.39.09)
Código: MMU0007
Nome: FORMAÇÃO EM MÚSICA II
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Concepções teóricas e práticas pedagógicas em Educação Musical, abrangendo processos e situações de ensino e aprendizagem da música em diferentes faixas etárias e em distintos espaços de formação. Esta disciplina é obrigatória para os alunos da linha de pesquisa "Processos e dimensões da formação em música".
Referências: ABELES, Harold F.; CUSTODERO, Lori A (Ed.). Critical issues in music education: contemporary theory and practice. New York: Oxford university Press, 2010. DEL-BEN, L. M. Múltiplos espaços, multidimensionalidade, conjunto de saberes: idéias para repensarmos a formação de professores de música. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 8, p. 29-32, 2003. ELLIOT, David J. Praxial music education. Reflections e dialogues. New York: Oxford University Press, 2005. GREEN, L. How popular musicians learn a way ahead for music education. Brookfield: Ashgate, 2001. SCHÖN, Donald A Educando o Profissional Reflexivo – um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. A Música como Fenômeno Sociocultural: perspectivas para uma educação musical abrangente. In: MOUSINHO, Vanildo Marinho; QUEIROZ, Luiz Ricardo Silva (Org.). Contexturas: o ensino das artes em diferentes espaços. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 2005. 181 p.

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