Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (15.86)
Código: FST4040
Nome: ESTÁGIO DOCÊNCIA I
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Abordará aspectos teóricos e práticos das técnicas de ensino, sob orientação de um docente, auxiliando-o no planejamento de conteúdos e ministrando aulas teóricas e práticas sobre temas relacionados com avalição e intervenção em fisioterapia.
Referências: 1 - ANASTASIOU, LGC; ALVES, LP. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: 2 - UNIVILLE, 2003. CASTANHO, S; CASTANHO, ME. Temas e texto em metodologia do ensino superior. Campinas, SP: Papirus, 2001. 3 - CHAVES, SM. A avaliação da aprendizagem no ensino superior: realidade, complexidade e possibilidades. PUC/SP, 2003. 4 - CUNHA, MI. Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2006. 5 - CHUEIRI, MSF. Representações sociais sobre a avaliação escolar no discurso de professores de Psicologia da PUC - Minas em Betim. Pesquisas e práticas psicossociais, 2 (1), São João Del-Rei, mar., 2007. 6 - GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006. 7 - OLIVEIRA, K; SANTOS, AAA. Avaliação da aprendizagem na universidade. Psicologia escolar e educacional, v. 9, n. 1, 2005. 8 - MASETTO, MT. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003. VEIGA, IPA. Educação básica e educação superior: projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004. VEIGA, IPA.Lições de didática. Campinas, SP: Papirus, 2006. 9 - VEIGA, IPA. Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. Campinas, SP: Papirus, 2006.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v4.13.5