Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
| Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS (10.89.00.05) |
| Código: |
NEU0058 |
| Nome: |
NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E YOGA |
| Carga Horária Teórica: |
60 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
60 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
( MOR0013 ) OU ( DFS0009 ) OU ( MOR0011 )
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Método de Avaliação: |
CONCEITO |
| Horário Flexível da Turma: |
Não |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Permite CH Compartilhada: |
Não |
| Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
| Quantidade de Avaliações: |
1 |
| Ementa/Descrição: |
Introdução ao Yoga. Primeiras propostas de ligar as neurociências à meditação. Bases da neurociências. Aspectos básicos da eletroencefalografia (EEG). Aspectos básicos da imagem funcional por ressonância magnética. Os circuitos de atenção. Práticas de meditação e alterações nos circuitos de atenção. Prática de meditação, memória de trabalho, e atenção executiva. Mind-wandering. O que é a Default Mode Network (DMN). Implicações da DMN em mind-wandering Meditação e DMN. Funções executivas e autoregulação. Aplicação Clínica: estresse e ansiedade. Aplicação clínica: depressão e ansiedade. |
| Referências: |
1) Neuroscience: Exploring The Brain (3a Ed.), Mark F. Bear, Barry W. Connors & Michael A. Paradiso (Lippincott Williams & Wilkins, 2006);
2) Neuroscience (4a Ed.), Dale Purves (Sinauer Associates, Inc., 2007);
3) Contemplative Science: Where Buddhism and Neuroscience Converge (1a Ed.), Alan Wallace (Columbia University Press, 2009);
4) Handbook of Functional Neuroimaging of Cognition (2a Ed.) por Roberto Cabeza & Alan Kingstone (The MIT Press, 2006).
5) Anatomy of Hatha Yoga: A Manual For Students, Teachers, and Practitioners (1a Ed.) David H. Coulter & Timothy Mccall (Body and Breath Press, 2010).
|
|
|
|
|