Ementa/Descrição: |
Concepções de linguagem e suas implicações para seu aprendizado e desenvolvimento pela criança e para a prática pedagógica; relação pensamento e linguagem; interações e linguagem. A comunicação com e entre os bebês, e com e entre as crianças pequenas. Os adultos e as interações verbais com as crianças: falas e escutas. As crianças pequenas e a linguagem: ações e simbolizações - movimentos, risos, olhares, gestos e construção de significado e sentido. Relação entre oralidade e cultura escrita. Letramento e cultura escrita. O letramento no cotidiano das crianças pequenas: gêneros discursivos e suas apropriações. A brincadeira com as palavras e diferentes textos (poético, narrativo). Literatura na Educação Infantil: interação e produção: espaços, acervos e atividades. A linguagem oral e escrita e a brincadeira. A linguagem escrita e sua aprendizagem aspectos e fases envolvidos; compreensão do funcionamento do sistema de escrita e desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de textos na Educação Infantil; especificidades dos processos de letramento e alfabetização na Educação Infantil. |