Ementa/Descrição: |
A aprendizagem é um processo no qual comportamentos, habilidades e conhecimentos são alterados. Como uma das funções mentais mais importantes, a aprendizagem é observada em humanos e animais, sendo necessários alguns requisitos fisiológicos para ocorrer, e pode ser modificada por diferentes fatores ambientais e orgânicos. Nesta disciplina serão abordados as bases fisiológicas do aprendizado e do comportamento, bem como as idéias sobre comportamento inato e habituação, condicionamento clássico e operante, aversão e punição, cognição, aprendizagem por observação, aprendizagem de tarefas motoras e comportamento de escolha. Serão apresentadas as principais teorias do aprendizado e os teóricos que as desenvolveram. |
Referências: |
Mazur, J. Learning and Behavior. Prentice Hall, New Jersey, USA.
Lieberman, D. Learning: behavior and cognition. Books/Cole Publishing, California, USA.
Schwartz, B. Psychology of learning and behavior. Norton and company, New York, USA.
Pierce, WD and Epling WF. Behavior Analysis and Learning. Prentice Hall, New Jersey, USA.
Powell, RA; Symbaluk, DG and MacDonald SE. Introduction to Learning and Behavior. Wadworth Group, Canada.
Carlson, N. Fisiologia do Comportamento. Manole, São Paulo, Brasil.
|