Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA NO NORDESTE (15.00.01)
Código: NSF0002
Nome: EDUCAÇÃO NA SAÚDE I
Carga Horária Teórica: 40 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 40 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: DIFERENTES CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE. HISTORICIDADE DA ABORDAGEM E OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS, DA EDUCAÇÃO POPULAR E DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE. CONHECIMENTOS DOS REFERENCIAIS DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE E SUAS IMPLICAÇÕES NO NÍVEL INDIVIDUAL E COLETIVO. ANÁLISE CRÍTICA-COMPREENSIVA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE. PRÁTICAS EDUCATIVAS TRANSFORMADORAS E SUA CONTRIBUIÇÃO NA CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS INOVADORAS DE EDUCAÇÃO NA E EM SAÚDE. UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE. METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DE PROCESSOS EDUCATIVOS DIALÓGICOS E COLETIVOS. RECONHECIMENTO DA PRECEPTORIA COMO UMA AÇÃO DO TRABALHO EM SAÚDE REORIENTADA DE SABERES E PRÁTICAS.
Referências: AYRES, J.R.C. CUIDADO E RECONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS DE SAÚDE. IN: MINAYO, M.C.S.; COIMBRAS JR, C.E.A. CRÍTICAS E ATUANTES - CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE NA AMÉRICA LATINA. RIO DE JANEIRO: FIOCRUZ, 2005. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE. DEPARTAMENTO DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE. CURSO DE FORMAÇÃO DE FACILITADORES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UNIDADE DE APRENDIZAGEM ANÁLISE DO CONTEXTO DA GESTÃO E DAS PRÁTICAS DE SAÚDE. TEXTO 7: EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE COLETIVOS (P. 117-134). RIO DE JANEIRO: MS/FIOCRUZ, 2005. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE. DEPARTAMENTO DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE. CURSO DE FORMAÇÃO DE FACILITADORES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UNIDADE DE APRENDIZAGEM - PRÁTICAS EDUCATIVAS NO COTIDIANO DO TRABALHO EM SAÚDE. RIO DE JANEIRO: MS/FIOCRUZ, 2005. LAZZAROTO, E.M.(ORGA.) EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SAÚDE E SOCIEDADE. CASCAVEL: COLUNA DO SABER, 2006. LE BOTERF, G. DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA DOS PROFISSIONAIS. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2003. PEREIRA, ISABEL BRASIL E RAMOS, MARISE NOGUEIRA. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE. ED. FIOCRUZ, RIO DE JANEIRO, 2006. RODRIGUES, MARIA DA GRAÇA SOLER. EDUCAÇÃO EM SAÚDE: BUSCANDO ALTERNATIVAS DE SUPERAÇÃO DA DESNUTRIÇÃO. 696. ED. PATO BRANCO - PR: ROTTA GRÁFICA E EDITORA LRDA., 2006. VASCONCELOS, EYMAR M. REDEFININDO AS PRÁTICAS DE SAÚDE A PARTIR DA EDUCAÇÃO POPULAR NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. IN: VASCONCELOS, EYMAR MOURÃO (ORG). A SAÚDE NAS PALAVRAS E NOS GESTOS: REFLEXÕES DA REDE DE EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE; SÃO PAULO: HUCITEC, 2001.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao v4.13.8