Ementa/Descrição: |
Introdução a modelagem econômica. Pretende mostrar modelos teóricos da microeconomia que influenciam as decisões dos agentes; os incentivos econômicos que influenciam as decisões dos tomadores de decisão. Entre os modelos, serão vistos a teoria do consumidor, a teoria da firma, modelos de eficiência técnica, jogos de empresas e teoria dos contratos. Os modelos serão desenvolvidos em planilhas de Excel, numa abordagem intuitiva. |
Referências: |
Besanko, D., D Dranove, M. Shanley, S. Schaefer. A Economia da Estratégia. 3ª Edição, Bookman, 2007.
Barreto, H. Intermediate Microeconomics with Microsoft Excel. Cambridge University Press, New York, 2009.
McKenzie, R. B. e D. R. Lee. Microeconomics for MBAs. The economic way of thinking for managers. 2ª Edição, Cambridge University Press, 2010.
Varian, H. R. Microeconomia. Princípios Básicos, Uma Abordagem Moderna. Tradução da 7ª Edição. Editora Campus, 2006.
Cooper, W. W., L. M. Seiford e K. Tone. Data Envelopment Analysis. A Comprehensive Text with Models, Applications, References and DEA-Solver Software. 2º Edição, Springer, 2007.
Mas-Colell, A., M. D. Whinston e J. R. Green. Microeconomic Theory. Oxford University Press, 1995.
|