Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (15.98)
Código: PSC0027
Nome: SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ODONTOLOGIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Embasamento sobre a importância das evidências científicas na prática da Odontologia e a sua interrelação entre as especialidades. Realização de seminários relacionados ao tema, incentivo aos alunos a discussão e argumentação a respeito de temas científicos relacionados à disciplina.
Referências: SILVA, AA. Prática clínica baseada em evidências na área da saúde. Ed Santos, 2009. SOBRAPE. Periodontia a atuação clínica baseada em evidências científicas. Artes Médicas, 2005. ZÉTOLA, A, SHIBLI, JA, JAYME, SJ. Implantodontia clínica - baseada em evidência científica. Quintessence, 2010. FRADEANI, M. Reabilitação Estética em Prótese Fixa. Análise Estética: Uma abordagem sistemática para o tratamento integrado. Quintessence Editora Ltda, Vol 1, São Paulo –SP, 2006. JOLY, J.C.; CARVALHO, P.F.M.; SILVA, R.C. Reconstrução Tecidual Estética: procedimentos plásticos e regenerativos periodontais e peri-implantares. Artes Medicas, São Paulo-SP, 1a Ed, 2010. MARIANO, MTS, JANUZZI, E, GROSSMANN, E. Ortodontia baseada em evidência científica: incorporando ciência na prática clínica. Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial [online]. 2009, vol.14, n.3, pp. 107-113 EDDY, DM. Practice policies: where do they come from? JAMA, v. 263, n. 9, p. 1265, 1269, 1272, Mar. 1990. FEDOROWICZ, Z, FEDOROWICZ, H. Evidence based healthcare. What are the limitations of its application and implementation in dentistry?. Braz J Oral Sci. 4(13):757-75. 2005. MARINHO, VCC, RICHARDS, D, NIEDERMAN, R. Variation, certainty, evidence, and change in dental education: Employing Evidence-Based Dentistry in Dental Education. Journal of Dental Education. 65 (5) 449-55. 2005. DICKERSIN K, SCHERER R, LEFEBVRE C. Systematic Reviews: Identifying relevant studies for systematic reviews. BMJ 1994; 309:1286-1291. COLDITZ GA, MILLER JN, MOSTELLER F. How study design affects outcomes in comparisons of therapy. Stat Med. 1989; 8(4):441-54. TIERNEY JF, STEWART LA. Investigating patient exclusion bias in meta-analysis. International Journal of Epidemiology 2005;34:79–87 ISMAIL, AI, BADER, JD. Evidence-based dentistry in clinical practice. JAMA, Vol 135, 78-83. 2005. FAGGION, CM, TU, YK. Evidence-Based Dentistry: A Model for Clinical Practice. J Dent Educ. 71(6): 825-831 2007. www.perio.org. http://ebd.ada.org/

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