Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
| Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS (10.89.00.05) |
| Código: |
NEU0021 |
| Nome: |
SONO E RITMOS BIOLÓGICOS |
| Carga Horária Teórica: |
45 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
45 h. |
| Pré-Requisitos: |
( ( DBQ0103 ) E ( DFS0108 ) E ( DSC0101 ) E ( DBG0202 ) E ( DSC0201 ) E ( MOR0203 ) E ( DBF0307 ) E ( DSC0301 ) E ( MCI0304 ) E ( MCL0303 ) E ( MOR0305 ) E ( NUT0302 ) E ( DMP0402 ) E ( DMP0403 ) E ( DMP0404 ) E ( DSC0102 ) E ( DSC0407 ) E ( INF0405 ) E ( MCI0407 ) E ( PAT0401 ) E ( DBF0506 ) E ( DMI0501 ) E ( MCI0503 ) E ( MCL0504 ) E ( MCL0505 ) E ( MCL0605 ) E ( DMI0502 ) E ( DMI0602 ) E ( DMI0604 ) E ( MCL0606 ) E ( DBF0805 ) E ( DMI0601 ) E ( DMI0705 ) E ( DSC0707 ) E ( MCI0704 ) E ( MCL0018 ) E ( MCL0019 ) E ( MCL0408 ) E ( PAT0806 ) E ( MCI0801 ) E ( MCI0802 ) E ( MGO0803 ) E ( MGO0804 ) E ( PED0707 ) E ( PED0708 ) )
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
( INF2002 )
|
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Sim |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
1 |
| Ementa/Descrição: |
Nesta disciplina serão apresentadas as bases moleculares, celulares e sistêmicas dos ritmos encefálicos, com ênfase no sono e seu papel em
processos de aprendizado e memória. Serão abordados a filogênese e ontogênese do ciclo sono e vigília, as bases da cronobiologia, técnicas de
avaliação do ciclo sono e vigília, distúrbios de sono e as funções do sono e dos sonhos. Ao final da disciplina o aluno deverá ter o domínio dos
conhecimentos relacionados aos tópicos gerais e básicos dos mecanismos neurais envolvidos na regulação do ciclo sono e vigília, conhecimento das
estruturas envolvidas, dos fenômenos eletrofisiológicos que ocorrem durante o sono, das principais desordens relacionadas ao sono e das principais
teorias da função do sono. O aluno deverá também ter habilidade no reconhecimento dos estágios do sono e capacidade de fazer uma avaliação do
sono normal, relacionando estes conhecimentos com a saúde humana. |
|
|
|
|
|
|