Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
| Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONAL (12.86) |
| Código: |
MRN0016 |
| Nome: |
RECURSOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
| Carga Horária Teórica: |
120 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
120 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Método de Avaliação: |
CONCEITO |
| Horário Flexível da Turma: |
Não |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Permite CH Compartilhada: |
Não |
| Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
| Quantidade de Avaliações: |
1 |
| Ementa/Descrição: |
Apresentação e discussão de programas computacionais para o ensino de matemática em ambientes de sala de aula e de laboratório didático.
Softwares livres. Planejamento de aulas nas escolas fundamental e média em ambiente informatizado. Uso de calculadoras no ensino de
matemática. Pesquisa eletrônica, coleta e disponibilização de material didático na rede. Processadores de texto e hipertexto. Planilhas eletrônicas,
pacotes estatísticos, banco de dados. Ambientes grá?cos. Ambientes de geometria dinâmica. Sistemas de computação simbólica (CAS). Critérios e
instrumentos para avaliação de softwares educativos. Ensino a distância, em modalidades síncrona e assíncrona. |
| Referências: |
- Geogebra. http://www.geogebra.org.br
2 - Maxima. http://wxmaxima.sourceforge.net/wiki/index.php/Main Page
3 - Octave. http://www.gnu.org/software/octave
4 - Scilab. http://www.scilab.org
5 - TabulæColaborativo. http://www.tabulae.net
6 - Winplot. http://math.exeter.edu/rparris/winplot.html |
|
|