Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (15.98)
Código: PSC0008
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Promover a discussão conceitual sobre Política Nacional de Ensino Superior, técnicas didático-pedagógicas e suas aplicações na sala de aula. Relacionar os componentes do processo de ensino: métodos, planejamento, estratégias e recursos didáticos com a avaliação: tipos de avaliação, princípios e instrumentos. Analisar a relação professor-aluno na facilitação e construção do conhecimento, identificando as estratégias de ensino-aprendizagem, verificando o planejamento do ensino e as alternativas metodológicas que redundem na integração da pós-graduação com a graduação.
Referências: AZZI, S. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 35-60. BEZERRA, C.M. et al. Metodologia de ensino: notas sobre os significados. Natal: EDUFRN, 2001. 60 p. BRASIL. Lei n. 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, no. 248, dez. 1996, p. 27.833-27.841. COLLAÇO, Gabriel Henrique et al. Metodologia do ensino superior: livro didático. 3. ed. rev. e atual. Palhoça: UnisulVirtual, 2006. 150 p. COSCARELLI, C. V. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. COWAN, J. Como ser um professor universitário inovador: reflexão na ação. Porto Alegre: ARTMED, 2002. 232p. GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006. GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2005. 122 p. MAMED, Silvia, PENAFORTE, Julio, SCHMIDT, Henk (Orgs). Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. Fortaleza: Hucitec. 2001. MASETTO, Marcos Tarcísio. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez/UNESCO, 2001. 115 p. PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. 120 p. PERRENOUD, Philippe. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Trad. Cláudia Schilling e Fátima Murad. Porto Alegre; Artmed Editora, 2002. SILVA, M. (Org.). Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartert, 2003. TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente. Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Vozes, 2005. VEIGA, Ilma Passos, CASTANHO, Maria Eugênia. (org.) Pedagogia Universitária: a aula em foco. 3ed. Campinas, SP: Papirus, 2002. 248p.

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