Ementa/Descrição: |
Natureza do conhecimento científico. Verdade científica e o senso comum. Objetividade e o mito da neutralidade. Ética na pesquisa em saúde. Bases do método científico: indução, dedução, análise, síntese, teoria, paradigma. Projeto de pesquisa. Tipos de pesquisa em saúde. Tema, problema e objetivos da pesquisa. Estratégias operacionais da pesquisa: as fontes de dados, os instrumentos de coleta de dados, o momento da análise. |
Referências: |
BÁSICAS:
BARROS M. Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais. Perspectivas em Ciência da Informação 2015;20(2):19-37.
BORGES MC, DALBÉRIO O. Aspectos metodológicos e filosóficos que orientam as pesquisas em educação. Revista Iberoamericana de Educación 2007 ; n. (43); 2007.
HERNÁNDES-SAMPIERI R, FERNÁNDEZ-COLLADO C, BAPTISTA-LUCIO, MP. Metodologia da Pesquisa, 5ª Edição, Porto Alegre: Penso, 2013.
MORIN E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; 2016. 118p.
SOUZA E L et al (Orgs). Metodologia da Pesquisa: aplicabilidade em trabalhos científicos na área da saúde. Natal: Edufrn; 2012. 195 p.
COMPLEMENTARES:
AMORIM KPC. Ética em pesquisa na saúde no sistema CEP-CONEP brasileiro: reflexões necessárias. Ciência & Saúde Coletiva, vol 24, n. 03. 2019
BARROS AJS, LEHFELD NA. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. São Paulo: Makron; 2000. 122 P.
DEMO P. Avaliação qualitativa. São Paulo: Cortez, 1991.
DEMO P. Pesquisa e construção de conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
PONTES CAA, MENESES FILHO A, COSTA AM. O processo criativo e a tessitura de projetos acadêmicos de pesquisa. Interface - Comunic, Saúde, Educ 2005;9(17):439-50.
|