Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (15.95.01)
Código: DIT0045
Nome: REDAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Importância de publicar resultados. Perfil da revista mais adequada para publicação e escolha da revista. Tipos de artigos e escolha da melhor forma de apresentação. Idioma da publicação. Itens que compõem cada tipo de artigo, como: artigo completo, short communication e artigos de revisão (review). Discussão sobre o Índices de Impacto (j, h, outros) das revistas e sobre a qualidade das revistas, de acordo com o Qualis da CAPES. Discussão sobre Instruções aos Autores das revistas: Normas das resvistas. Modelo de carta de encaminhamento e de carta-resposta e artigo para publicação. Confecção de um esboço geral sobre o trabalho a ser publicado identificando as informações mais importantes. Redação da Introdução de artigo. Revisão bibliográfica. Redação dos Materiais e Métodos. Discussão dos resultados e Conclusão. Análise crítica de um artigo publicado em revista com alto índice de impacto na área do trabalho do aluno.
Referências: Briscoe, M. H. Preparing Scientific Illustrations. A guide to better posters, presentations and publications. Springer Verlag: New York, 1995, 204p Barras, R. Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. Edusp: São Paulo, 1994, 218p. Aluísio, S. M. Ferramentas para auxiliar a escrita de artigos científicos em inglês como língua estrangeira. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Carlos, 1995, 225p. Ferreira, L. G. R. Redação científica: como escrever artigos, monografias, dissertações e teses. Fortaleza: UFC, 1994, 82p. Ebel, H. F. The art of scientific writing: from student reports to Professional publications in chemistry and related fields. VCH: Weinhein, 1990, 493p. Mathews, J. R. Succesful scientific writing: a step-by-step guide for the biological and medical sciences. Cambridge University Press: New York, 1998, 181p. Kirkman, J. Good style: writing for science and technology. London: E&FN Spon, 1992, 221p. Bunard P. Writing for publication. A guide for those who nust. Nurse Education Today, 15(2): 117-120, 1995. Cox, J. E. Publishers, publishing and the internet: how journal publishing will survive and prosper in electronic age. Electronic Lybrary, 15(2): 125-131, 1997.

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