Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Código: ENF2033
Nome: ESTÁGIO DOCÊNCIA II
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Atividades avançadas de contribuição para a formação em docência de alunos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado por meio de atividades docentes em cursos de nível médio, graduação e pos-graduação.Visa o desenvolvimento do ps-graduando na elaboração de novas metodologias/tecnologias acadêmicas no ensino/aprendizagem. Visitas de intercâmbio com outras instituições para propósitos de aprendizagem da docência.
Referências: BIREAUD, A. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Portugal: Porto, 1995. CONTRERAS, José. Contradições e contrariedades: do profissional reflexivo ao intelectual crítico. In: A autonomia do professor. São Paulo: Cortez, 2002. p. 133-188. CRUZ, C.H.C. Competências e Habilidades: da proposta a prática. São Paulo: Loyola, 2002. GUEDES, G.F.; OHARA, C.V.S.; SILVA, G.T.R. The teaching-learning process in ICU: a phenomenological study. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 61, n. 6, Dec. 2008 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000600006&lng=en&nrm=iso>. access on 30 março 2010. MARCON, P. M.; MANTOVANI, M.F.; MEIER, M. J.Prática docente: oportunidade ao aluno de pós-graduação. Cogitare Enferm, v.10, n.3, p. 58-62, set/dez. 2005. Available from < http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/cogitare/article/viewFile/5394/3969>. access on 30 março 2010. MIELKE, F.B.; OLSCHOWSKY, A. A experiência do estágio de docência. Cogitare Enferm, v.14, n. 3, p.579-83, jul.-set. 2009. Available from < http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/cogitare/article/view/16194/10712>. access on 30 março 2010. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar e reforma, reformar o pensamento, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 81-85. NOGUEIRA, R.A.; PAGLIUCA, L.M.F. Título: Estágio de docência: experiência inovadora na prática de uma doutoranda / Apprenticeship of teaching: innovative experience in practice of a student of doctorate Fonte: Texto & contexto enferm, v.10, n. 1, p.132-144, jan.-abr. 2001. MERIGHI, M.A.B. Reflexões sobre a docência de enfermagem em uma universidade pública. Rev.Ese.Enf.USP, v.32 , n.1, p. 80-3, abr. 1998. PIMENTEL, V. ; MOTA, D.D.C.F.; KIMURA, M. Reflexões sobre o preparo para a docência na pós-graduação em enfermagem. Rev Esc Enferm USP, v. 41, n 1, p. 161-4, 2007. SILVA, C.C.; EGRY, E.Y. Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de e n f e r m a g e m . R e v . e s c . e n f e r m . U S P , S ã o P a u l o , v . 3 7 , n . 2 , J u n e 2 0 0 3 . A v a i l a b l e f r o m <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342003000200002&lng=en&nrm=iso>. access on 30 março 2010. WALL, M.L.; PRADO, M.L.; CARRARO, T.E. A experiência de realizar um Estágio Docência aplicando metodologias ativas. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 21, n. 3, 2008 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002008000300022&lng=en&nrm=iso>. access on 30 março 2010.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.13.8