Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 04 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Código: ENF2021
Nome: SEMINÁRIO DE TESE IV
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estes seminários visam o desenvolvimento da tese de doutoramento do aluno com a orientação individual do docente orientador. O aluno cursa os seminários de Tese I a V conforme progride na sua pesquisa de campo, conclusão do relatório final e preparação para a defesa de tese. O aluno e orientador podem requerer a programação do exame de defesa perante banca examinadora em qualquer um dos Seminários.
Referências: ANGERAMI, E.L.S.; MENDES, I.A.C. O saber, a saúde e a investigação em enfermagem. Rev. Gaúcha. Enferm., v.10, n.1, p.28-33, 1989. ANGERAMI, E.L.S.; MENDES, I.A.C. Marco teórico das investigações em enfermagem sua relação com as teorias de Enfermagem. R. Gaúcha Enferm., v.10, n.2, p.22-24, 1989. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência a Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, 1997. 20p. CARVALHO, V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências: uma contribuição para a enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 11, n. 4, ago. 2003 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692003000400003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 30 março 2010. CARVALHO, V. Cuidando, pesquisando e ensinando: acerca de significados e implicações da prática da enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 12, n. 5, Oct. 2004 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 11692004000500015&lng=en&nrm=iso>. access on 30 março 2010. CORREA, A.K. Fenomenologia: uma alternativa para pesquisa em enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 5, n. 1, Jan. 1997 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11691997000100010&lng=en&nrm=iso>. access on 30 março 2010. CONTANDRIOPOULOS, A. et al. Saber preparar uma pesquisa: Definição, estrutura, financiamento. São Paulo: HUCITEC, 1994. 215p. ERDMANN, A. L. et al . Tesis producidas en los programas de postgrado en enfermería de 1983-2001. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 39, n. spe, Dec. 2005 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500002&lng=en&nrm=iso>. access on 30 março 2010. MENDES, I.A.C.;TREVIZAN,M.A. Acerca da utilização do método científico nas pesquisas de enfermagem. Rev. Bras. Enf, n.36, p.13-19, 1983. MINAYO, C. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 1996. 269p. POLIT, D. F.; BECK, C.T.; HUNGLER, B.P. Fundamentos da pesquisa em enfermagem. 5. ed. Porto alegre: Artmed, 2004, 487p. ROBSON, C. Real world research: a resource for social scientists and practitioner researchers. Oxford, UK: Blackwell, 1993. 510p. SANTOS, T.C.F.; GOMES, M.L.B. Nexos entre pós-graduação e pesquisa em Enfermagem no Brasil. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 60, n. 1, Feb. 2007 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000100017&lng=en&nrm=iso>. access on 30 março 2010. TRZESNIAK, P. Qualidade e produtividade nos programas de pós-graduação: a disciplina Seminário de Dissertação. R e v i s t a B r a s i l e i r a d e P ó s - G r a d u a ç ã o , n . 1 , j u l , p . 1 1 1 - 1 2 5 , 2 0 0 4 . A v a i l a b l e f r o m <http://www2.capes.gov.br/rbpg/images/stories/downloads/RBPG/Vol.1_1_jul2004_/111_125_qualidade_e_produtividade_nos_programas.pdf. access on 30 março 2010.

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