Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Código: ENF2017
Nome: SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA III
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Revisão do projeto de pesquisa de tese quanto aos procedimentos metodológicos de pesquisa, instrumentalização e análise. Espera-se que o aluno elabora artigo relacionado à instrumentalização escolhida. Decisões metodológicas na construção do projeto. Qualificação do projeto e encaminhamento ao Comitê de Ética.
Referências: BECKER, H.S. Métodos de pesquisa em ciênciais sociais. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1994. 178p. BOEMER, R. A fenomenologia na pesquisa em enfermagem. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM, 1985, São Paulo. Anais... São Paulo: ABEn, FINEP, 1985. 280p. p. 90-94 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência a Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, 1997. 20p. CAMPBELL, D. T.; STANLEY, J. C. Delineamentos experimentais e quase de pesquisa. São Paulo: EPU, EDUSP, 1979. 138p. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron, 1996. 206p. CONTANDRIOPOULOS, A. et al. Saber preparar uma pesquisa: Definição, estrutura, financiamento. São Paulo: HUCITEC, 1994. 215p. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1993. 159p. KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa nas ciências sociais: Um tratamento conceitual. São Paulo: EPU, EDUSP, 1979. 378p. KIDDER, L. (org.). Métodos de pesquisa nas relações sociais. 4 ed. São Paulo: EPU, 1987. 117p. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991. MINAYO, C. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 1996. 269p. MINAYO, M.C.S.(Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1995. 80p. RODRIGUES, R.A.P. ERDMANN, A.L., FERNANDES, A.L., ARAÚJO, TL. Pós-graduação em Enfermagem no Brasil e no Nordeste. Revista Gaúchade Enfermagem 2007;28(1):70-8

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