Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 04 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Código: ENF2016
Nome: SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA II
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Avanço do aprimoramento do projeto de pesquisa de tese. Definição e estudo do referencial teórico-metodológico que orientará o projeto de tese. Visa a elaboração de artigo relacionado ao referencial teórico-metodológico escolhido.
Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência a Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, 1997. 20p. CAMPOS, C.J.G. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 57, n. 5, Oct. 2004 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000500019&lng=en&nrm=iso>. access on 30 março 2010. CONTANDRIOPOULOS, A. et al. Saber preparar uma pesquisa: Definição, estrutura, financiamento. São Paulo: HUCITEC, 1994. 215p. DESLANDES, S.F. Concepções em pesquisa social: articulações com o campo da avaliação em serviços de saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, Jan. 1997 . Available from <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 311X1997000100020&lng=en&nrm=iso>. access on 30 março 2010. FURTADO, J.P. Um método construtivista para a avaliação em saúde. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, 2001 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232001000100014&lng=en&nrm=iso>. access on 30 março 2010. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991. MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade?. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, Sept. 1993 . Available from <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1993000300002&lng=en&nrm=iso>. access on 30 março 2010. NOGUEIRA-MARTINS, M.C.F.; BOGUS, C.M. Considerações sobre a metodologia qualitativa como recurso para o estudo das ações de h u m a n i z a ç ã o e m s a ú d e . S a u d e s o c . , S ã o P a u l o , v . 1 3 , n . 3 , D e c . 2 0 0 4 . A v a i l a b l e f r o m <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902004000300006&lng=en&nrm=iso>. access on 3o março 2010. RODRIGUES, R.A.P. et al. Pós-graduação em Enfermagem no Brasil e no Nordeste. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 28, n. 1, p. 70-8, 2007. SERAPIONI, M. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa social em saúde: algumas estratégias para a integração. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, 2000 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 81232000000100016&lng=en&nrm=iso>. access on 30 março 2010. TURATO, E.R. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 39, n. 3, June 2005 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034- 89102005000300025&lng=en&nrm=iso>. access on 30 março 2010.

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