Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (15.97)
Código: EDF0106
Nome: BASES EPISTEMOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Análise crítica das ciências e da Educação Física quanto aos paradigmas, conceitos, métodos de investigação e possíveis relações com outras áreas do conhecimento.
Referências: Bachelard G. A epistemologia. Lisboa: Edições 70, 2001. Burke P. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. Carvalho YM, Linhales M. Política científica e produção do conhecimento em Educação Física. Goiânia: CBCE, 2007. Gleyse J. L’ instrumentalisation du corps: une archéologie de la rationalisation instrumentale du corps, de l’ Âge classique à l’ époque hypermoderne. Paris: L’ Harmattan, 1997. Kuhn T. A estrutura das revoluções científicas. 9.ed. São Paulo: Perspectiva, 2006. Nóbrega TP. Epistemologia, saberes e práticas da Educação Física. João Pessoa: Editora da UFPB, 2006. Silva AM. Corpo, ciência e mercado. Campinas: Autores Associados, 2001. Stengers I. A invenção das ciências modernas. Rio de Janeiro: Editora 34, 2002.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v4.13.8