Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS (10.89.00.05) |
Código: |
NEU0036 |
Nome: |
TÓPICOS AVANÇADOS EM NEUROCIÊNCIAS DE SISTEMAS I |
Carga Horária Teórica: |
30 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
30 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Método de Avaliação: |
CONCEITO |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa/Descrição: |
Discussão de trabalhos publicados nos últimos 2 anos em revistas científicas de alto impacto acerca de Neurociências de Sistemas; as discussões envolverão os seguintes tópicos: eletrofisiologia do sistema nervoso, optogenética, sistemas de memória, mapas cognitivos, interface cérebro máquina, ritmos cerebrais, neuroterapia, neuroengenharia e neurociência computacional. Semanalmente, será requerido de todos os alunos a leitura crítica de um artigo científico recente de alto impacto; em cada encontro, um ou dois alunos serão responsáveis pela apresentação do artigo, a qual será acompanhada de uma discussão científica envolvendo todos os participantes. Será dada ênfase especial à discussão da adequacidade dos métodos empregados e da interpretação dos resultados, verificando se são condizentes com os dados apresentados. |
Referências: |
Buzsaki G (2006) Rhythms of the Brain. Oxford University Press.
Hemmen J. L., Sejnowski T. J. (2006). 23 Problems in Systems Neuroscience. Oxford University Press.
Sporns O. (2011). Networks of the Brain. The MIT press.
Artigos científicos publicados na Nature, Science, Nature Neuroscience, PNAS, Neuron, The Journal of Neuroscience, e Cerebral Córtex, a serem indicados a cada aula.
|
|