Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 04 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Código: ENF2005
Nome: MÉTODOS QUALITATIVOS E MIXED METHODS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Bases filosóficas e epistemológicas dos métodos de pesquisa qualitativa e de mixed methods. Análise dos objetos de estudo relacionados aos métodos, delineamentos, definição de participantes, instrumentos, métodos de análise, rigor metodológico. O debate quantitativo/qualitativo.
Referências: BOSI, M.L.M., MERCADO, F.J. (org.) Pesquisa qualitativa de serviços de saúde. Petrópolis: Vozes. 2004. CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada:guia prático para análise qualitativa. P Alegre: Artmed, 2009. 272. CHIZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências sociais e humanas: evolução e desafios. Rev Portuguesa da Educação, v .16, n.2, p.221-236, 2003. CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos quantitativo,qualitativo e misto. 2ed Porto Alegre:Artmed, 2007. DENZIN, A.K.; LINCOLN, Y.S. The SAGE handbook of qualitative research. SAGE, 2005. POPE, C.; MAYS,N. Pesquisa qualitativa na atenção à a saúde. 2ed. Porto Alegre:Artmed, 2005. DENZIN, N.; LINCOLN, Y. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. FOSS, C. The value of combining qualitative and quantitative approaches in nursing research by means of method triangulation. J Adv Nurs, v.40, n.2, p.242-48, oct 2002. GOLAFSHANI, N. Understanding reliability and validity in qualitative research. The Qualitative Report, v.8, n.4, p.597-607, 2003. GUNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão?. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. v. 22, n.2, p.201-9, 2006. GRUBITZ, S.; NORIEGA, J.A.V. (Orgs). Método qualitativo: epistemologia, complementariedades e campos de aplicação. São Paulo: Vetor, 2004. POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. São Paulo: Vozes, 2008. 464p. TURATO, E. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev. Saúde Pública [online]. v.39, n.3, p. 507-514, 2005

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